Sucessor do Gol, Polo Track chega ao mercado por R$ 80 mil

Polo Track é o novo carro de entrada da Volkswagen no Brasil. Gol Last Edition marca despedida do modelo após 42 anos

Thiago Ventura

Taubaté (SP) – Há um clima de expectativa nos corredores da planta da Volkswagen em Taubaté, no interior de São Paulo. É que a unidade vive um momento de transição, em que um produto bem sucedido, validado por 42 anos no mercado, dá lugar a um novo projeto, que precisará conquistar a confiança (e o bolso) do consumidor. Trata-se do Volkswagen Polo Track, novo carro de entrada da marca no Brasil, que chega ao mercado por R$ 79.990. E a exemplo da Kombi, também o hatch em saída ganha sua versão Gol Last Edition, ainda sem preço definido.

Esse sentimento descrito é perceptível desde os diretores até operários da planta, que o Carros do Camanzi visitou para uma première do novo Polo Track. Imagino que tal sensação seja semelhante ao presenciado em 1980. Naquele ano, a marca lançou o Gol CL 1300, que tinha a missão de substituir ninguém menos, ninguém mais que o Fusca. Será que o Polo Track conseguirá repetir o feito com o Gol?

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Se no passado o Gol impressionou com suas linhas quadradas ante as icônicas curvas do besouro, o Polo Track aposta em simplificar o design do Polo.  Ele tem uma dianteira exclusiva, com grade mais pronunciada, farol halogêno, rodas de ferro com calotas e peças em plástico preto, fruto da redução de custos. O novo Volkswagen Polo Track é equipado com motor aspirado 1.0, câmbio manual e apenas quatro cores: branco, preto, prata e cinza.

O conceito do carro é ‘robustez’, para ser o carro acessível para frotistas, motoristas de aplicativo ou quem deseja um carro não tão caro. Pensando num carro de entrada, considero adequada tal estratégia. Por outro lado, talvez o Polo perca um pouco do seu ‘glamour’.

Polo Track: plataforma e equipamentos

O lançamento do Polo Track faz parte dos R$ 7 bilhões em investimentos na Volkswagen já anunciados no plano ‘Acelera VW’. O carro é feito na nova plataforma MQB, bem mais avançada do que do veterano Gol. Para isso, a planta de Taubaté passou por adaptações, como a compra de 80 novos robôs, os alemães Kuka e japoneses Fanuc.

Entre as mudanças na linha de produção, toda unidade é 100% medida a laser por um bot antes da montagem para conferir as peças que chegam da estamparia. Em outra frente, cada Polo recebe cerca de 103 m de cola-solda, também feita a laser, numa técnica inédita na marca na Região latina.

“Vamos dormir  fazendo 700 Gol e Voyage  por dia e acordar fazendo Polo, na mesma planta e com o mesmo pessoal. Esse é o nosso desafio para este lançamento”, comenta Vilque Rojas, gerente da fábrica de Taubaté.  Por falar no sedã, a Volkswagen não comentou sobre um possível sucessor do Voyage.

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Na troca do Gol para o Polo Track, a nova plataforma MQB mostra suas vantagens. Por exemplo, o antigo hatch tem de 8 a 11 módulos eletrônicos, responsáveis por itens como ABS ou airbag, por exemplo. Com o Polo, o número sobe para 24, uma vez que o carro possui mais equipamentos, com possiblidade de chegar a 30, com itens como ACC ou Cluster digital.

Por falar nisso, Volkswagen afirma que o antigo comprador de Gol terá vantagens ao optar pelo novo modelo. O Polo Track oferece 2,56 cm de entre-eixos (maior que o Fastback) e porta malas de 300 litros, números maiores do que o veterano.

O motor 1.0 MPI flex, tem potência de 84 cv e 101  de torque máximo, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. No momento não há opção de câmbio automático. O veículo não foi disponibilizado para um test drive.  Também não foi permitida a produção de fotos ou vídeos do modelo e as imagens que ilustram essa matéria foram geradas por computador.


O Polo Track oferece de série quatro airbags, Hold Control, controle eletrônico de estabilidade (ESC), ISOFIX e Bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+), dentre outros. Tem ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos dianteiros.  Por outro lado, retrovisores manuais e os encostos de cabeça traseiros são fixos no banco.



Para a pré-venda, o carro ganha condição especial de lançamento que inclui sistema de som com bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo, entradas USB e antena de teto. O preço de R$ 79.990 é o mesmo do Gol MPI com pacote similar.

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