A Subaru acaba de revelar detalhes de seu novo sistema híbrido, prometendo uma autonomia de até 1.000 quilômetros. Este avanço tecnológico, que fará a estreia no modelo Crosstrek, cujo lançamento está previsto para dezembro deste ano no mercado japonês, com uma expansão global planejada para 2025. Esta estratégia de lançamento gradual permitirá à Subaru refinar o sistema antes de sua introdução em mercados internacionais mais amplos.
Especificações Técnicas: Motor Boxer
O novo sistema híbrido da Subaru é centrado em um motor 2.5 Boxer naturalmente aspirado, especialmente projetado para eletrificação. Este propulsor gera 158 cv a 5.600 rpm e 21,2 kgfm de torque entre 4.000 e 4.400 rpm. A engenharia por trás deste motor demonstra o compromisso da Subaru em manter sua identidade característica, a dos motores boxer, mesmo na era da eletrificação.
O sistema híbrido do Crosstrek combina o motor a gasolina com duas unidades elétricas montadas na dianteira. Uma destas unidades é responsável pela tração, entregando 119 cv e 27,5 kgfm de torque, enquanto a outra funciona como gerador. Esta configuração permite uma operação flexível, alternando entre propulsão puramente elétrica e a gasolina conforme necessário.
A Subaru não especificou a potência combinada do conjunto, mas enfatizou que o motor para extensão de autonomia também pode servir como a principal fonte de energia “em uma ampla gama de situações”.
A decisão da Subaru de manter o motor boxer, embora alinhada com a identidade da marca, pode apresentar desafios em termos de eficiência quando comparado a outras configurações de motor.
O sistema de grade ativa do radiador e o spoiler aerodinâmico dianteiro ativo, que se expande a partir de 50 km/h, são exemplos de tecnologias adicionais implementadas para melhorar a eficiência aerodinâmica e, consequentemente, o consumo de combustível.
Eficiência e Autonomia
A Subaru afirma que o novo sistema híbrido apresenta um aumento de 20% na eficiência em comparação com a versão híbrida atual. Combinado com um tanque de combustível ampliado para 62 litros, o Crosstrek promete uma autonomia teórica de até 1.000 quilômetros, seguindo o ciclo WLTC.
Tecnologia de Tração e Recursos Adicionais
Também fiel à tradição da marca, o Crosstrek mantém o sistema de tração integral simétrica, com acoplamento viscoso entre as rodas dianteiras e traseiras. Uma característica interessante é a inclusão de uma tomada de 1.500 watts, permitindo a conexão de eletrodomésticos ou equipamentos de camping, aumentando a versatilidade do veículo para atividades ao ar livre.
Bateria e Modo Elétrico
Apesar da pequena bateria de 1,1 kWh instalada sob o assoalho do porta-malas, a Subaru afirma que o sistema permite uma “condução elétrica estendida”. No entanto, dada a capacidade limitada da bateria, é provável que o alcance puramente elétrico seja modesto.
A bateria de íons de lítio é descrita como leve e durável, com células de maior densidade. Sua localização sob o assoalho do porta-malas ajuda a manter um centro de gravidade baixo, crucial para o desempenho dinâmico característico da Subaru.
Contexto da Indústria
É importante notar que este anúncio da Subaru vem logo após uma conferência conjunta com a Mazda e a Toyota, onde as três marcas expressaram seu compromisso de longo prazo com os motores a combustão. Porém, enquanto a promessa de uma autonomia de 1.000 quilômetros chama a atenção, é importante lembrar que estes números são baseados em testes de laboratório e podem não refletir precisamente o desempenho em condições reais de uso.
Veja mais:
- Isenção de IPVA para Elétricos nos Estados Brasileiros
- F80: Ferrari Apresenta o Sucessor da LaFerrari
- Mitsubishi Lança Edição Limitada do Eclipse Cross