Stonic chega para brigar com Nivus e Pulse

A Kia acaba de lançar o Stonic. O SUV compacto ja tinha sido anunciado há algumas semanas, finalmente chega ao mercado, tendo como trunfo o sistema híbrido leve de 48V.

Com preço de R$ 149.990, o Stonic não é barato. Comparado com modelos de seu porte como Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, ele é muito mais caro. Inclusive, por esse valor, o consumidor em um leque farto de SUVs compactos e até mesmo modelos de médio porte.

No entanto, a marca acredita que a cartada do Stonic é ser o SUV eletrificado mais acessível do mercado. O presidente da Kia no Brasil, José Luiz Gandini, enfatiza que toda tecnologia tem seu público. “O segmento SUV é muito competitivo, mas estamos inaugurando um novo segmento de compactos híbridos. Ele tem tudo para ser um grande sucesso, pois tem muito equipamentos e conteúdo.”

Motor do Stonic

O Stonic é equipado com o conhecido motor Kappa TGDi 1.0 turbo de 120 cv, que já equipa os primos Hyundai HB20 e Creta. A diferença está no torque. Nos modelos da Hyundai, a unidade entrega 17,5 kgfm de torque, já no Kia, ele salta para 20,4 kgfm, graças ao módulo 48V que entrega mais força sob demanda.

O motorzinho elétrico ainda é capaz de sustentar a velocidade de cruzeiro sem a necessidade do uso do motor a combustão. Em tese, ele aproveita a inércia para aplicar apenas a força do módulo elétrico.

O conjunto é complementado com transmissão de dupla embreagem e sete marchas. Assim, o carrinho tem consumo, de acordo com Inmetro, de 13,3 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, com gasolina.

Conteúdos

O Stonic chega equipado com direção elétrica, ar-condicionado digital de uma zona, assim como multimídia flutuante de oito polegadas (com Android Auto, Apple CarPlay e câmera de ré). Os bancos combinam material sintético com tecido e o quadro de instrumento é analógico, itens que o deixa a desejar diante de seus rivais diretos Pulse e Nivus, segundo a própria marca, que conta com as telinhas luminosas diante do volante.

Por outro lado, oferece freios a disco nas quatro rodas e seis airbags. O pacote é completado com rodas aro 17, sensor de ré e assistente de partida em rampa. Faltaram mesmo foram o assistentes de condução como monitor de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo ou mesmo sensor de colisão.

Híbrido ou elétrico?

Questionado sobre apostar em um SUV compacto eletrificado, bem mais caro que os concorrentes puramente térmicos, justamente num momento em que há um aumento da presença de modelos totalmente elétricos, que colocaria o Stonic no meio do caminho, Gandini aponta que o modelo apresenta a melhor solução. “Temos carros elétricos, mas primeiramente vamos apostar nos híbridos, pois a infraestrutura de recarga ainda é precária. Vamos trazer elétricos sim, mas nossos próximos modelos serão híbridos como o Sportage e o Niro. Em maio de 2022, vamos iniciar as vendas do EV6, totalmente elétrico”, afirma.

 


Fotos: Kia/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada