Marca compra 51% de marca chinesa e vai lançar carros elétricos no Brasil. Leapmotor terá dois modelos, incluindo rival do Dolphin Mini
Com tanta marca chinesa se dando bem no Brasil que a Stellantis resolveu também surfar na onda. A empresa anunciou nesta terça a criação de uma joint-venture com uma marca asiática com objetivo de vender carros elétricos na Europa e em outros mercados, incluindo o Brasil. Trata-se da Leapmotor International B.V., que tem 51% das ações da Stellantis e 49% da Leapmotor.
A empresa será liderada por Tianshu Xin, que já foi o CEO da Stellantis na Ásia. A nova empresa terá negócios no Brasil, talvez ainda em 2024, com dois produtos: o SUV C10 e o subcompacto T03.
A Leapmotor já registrou o SUV C10 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), indicando que o modelo será um dos primeiros a serem vendidos no Brasil. O C10 é um veículo de 4,73 metros de comprimento, comparável ao Jeep Commander, que mede 4,76 metros.
Na China, o C10 está disponível em duas versões. A versão totalmente elétrica possui um motor de 231 cv e 32,6 kgfm de torque, equipado com baterias de 69,9 kWh, oferecendo uma autonomia de 420 km pelo ciclo WLTP.
A segunda versão é equipada com um extensor de autonomia, combinando um motor elétrico de 231 cv com um motor a combustão utilizado exclusivamente para recarregar as baterias de 28,4 kWh. Essa configuração oferece 210 km de autonomia elétrica, que pode ser estendida para até 1.190 km com a recarga proporcionada pelo motor a combustão, semelhante ao antigo BMW i3. No entanto, até o momento, a Leapmotor indica que lançará no Brasil apenas a versão 100% elétrica.
T03: O Subcompacto Urbano
O segundo modelo da Leapmotor, o T03, ainda não teve indicações claras de que será lançado no Brasil, mas é uma opção que se alinha bem ao mercado local. Seria um concorrente direto do BYD Dolphin Mini, o elétrico mais vendido do Brasil.
Este subcompacto mede 3,62 metros de comprimento, um pouco menor que o Renault Kwid, que tem 3,68 metros. O T03 promete um espaço interno comparável ao de um hatchback do segmento B, aproveitando eficientemente sua plataforma.
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Destinado ao uso urbano, o T03 é equipado com um motor de 75 cv e uma bateria de 36,5 kWh, proporcionando uma autonomia de 265 km pelo ciclo WLTP. No mercado brasileiro, ele poderia competir com modelos como o BYD Dolphin Mini e o Renault Kwid E-Tech, com um preço estimado na faixa dos R$ 100 mil.
Expansão Global da Leapmotor
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, destacou a importância da criação da Leapmotor International para a estratégia de combate ao aquecimento global. “A criação da Leapmotor International é um grande avanço para ajudar a resolver a questão urgente do aquecimento global com modelos BEV de última geração que vão competir com as marcas chinesas existentes nos principais mercados em todo o mundo”, afirmou Tavares.
Aproveitando os canais de distribuição da Stellantis, o plano de lançamento terá início na Europa – França, Itália, Alemanha, Holanda, Espanha, Portugal, Bélgica, Grécia, Romênia – a partir de setembro de 2024, apoiado por executivos dedicados em cada país e 200 pontos de vendas até ao final do ano, incluindo a Stellantis&You, aumentando para 500 até 2026 para garantir um alto nível de serviço aos clientes.
No final de 2024, os lançamentos dos produtos da Leapmotor se expandirão para o Oriente Médio e África (Turquia, Israel e países franceses no exterior), Índia e Ásia-Pacífico (Austrália, Nova Zelândia, Tailândia, Malásia e Índia) e América do Sul (Brasil e Chile).
Perspectivas para o Mercado Brasileiro
No Brasil, a expectativa é de que a Leapmotor implemente um modelo de negócios semelhante ao europeu, com concessionárias próprias. A presença inicial deve ser focada em grandes centros urbanos, onde a demanda por veículos elétricos está crescendo.
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