Plano da Stellantis é ter 20% de toda produção eletrificada até 2030. Ao invés de carros 100% elétricos, aposta será em veículos híbridos flex
Thiago Ventura
A Fiat não admite, mas está atrás na corrida pela eletrificação. Enquanto a Volvo e Audi vendem bastante no segmento luxo com modelos 100% elétricos, a Toyota domina com motores híbridos flex com a linha Corolla e Corolla Cross. Fiat 500e e Jeep Compass 4xe são suas apostas eletrificadas recentes, mas com volume bem aquém. Até a Caoa Chery conseguiu um bom marketing, ao anunciar toda sua produção no país com alguma eletrificação.
Mas essa falta de timming parece está no fim e o caminho já foi escolhido: o grupo vai apostar na tecnologia híbrida flex com produção nacional. Os futuros motores deverão ser montados na planta da Stellantis em Betim (MG). A Stellantis pretende bater sua meta de descarbonização utilizando a expertise da sua engenharia com motores flex. Além da eficiência energética, o uso do etanol é chave para alcançar a meta mais rápido e com custo menor do que com um modelo 100% elétrico.
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Essas são as conclusões de conversas e entrevistas recentes do Carros com Camanzi com fontes da empresa e com o próprio CEO para América do Sul, Antonio Filosa. O Brasil se insere dentro do plano estratégico global Dare Forward 2030; para o país, a meta de ter 20% de todos os produtos eletrificados em até oito anos.
“A grande maioria desses produtos será híbrida, associando motores elétricos com etanol. Será uma tecnologia tão limpa quanto de um 100% elétrico, considerando da produção até o veículo finalizado (ciclo Well-to-wheel)”, afirma Filosa. O executivo ainda ressalta que haverá opções plug-in e 100% elétricas. Logo, o grupo deve apostar em híbridos-leves flex.
Até 2025, a Stellantis pretende lançar 16 produtos novos e 28 reestilizações, números que contemplam as várias marcas do grupo na região. Há ainda a previsão de sete modelos eletrificados. O segmento que mais será contemplado será dos SUVs, com 34%, seguido pelas vans (28%) e picapes (25%). Automóveis de passeio representam 13%.
A Polo Automotivo de Betim será essencial nesse planejamento, por ser o maior polo de powertrain da América Latin e sede da Stellantis na região. Com mais de 40 laboratórios e mais de dois mil engenheiros, técnicos e designers e 120 empresas fornecedoras, o local é parte chave da estratégia de descarbonização.
A planta de Betim está incluída na rede global de centros de tecnologia e instalações de teste da Stellantis no plano Dare Forward 2030. O objetivo é apoiar a estratégia de longo prazo da empresa de oferecer veículos elétricos (EV). Por aqui, testes de segurança de nível mundial podem ser realizados para validar futuros produtos.