Planta de Porto Real terá novos produtos e investimento bilionário. Stellantis aplica R$ 32 bi no Brasil até 2030
A Stellantis anunciou nesta segunda um investimento de R$ 3 bilhões na unidade de Porto Real, no Rio de Janeiro, como parte de seu plano de investimentos de R$ 32 bilhões no Brasil entre 2025 e 2030. Este anúncio, feito pelo presidente da empresa na América do Sul, Emanuele Cappellano, representa um impulso significativo para a fábrica, que havia perdido a linha de montagem do Peugeot 2008 para a unidade de El Palomar, na Argentina.
A Stellantis confirmou que, além de produzir o Citroën Basalt a partir de 2024, um modelo inédito será fabricado em Porto Real até 2026. Este novo veículo é o Jeep Avenger, um B-SUV que se posicionará abaixo do Jeep Renegade em termos de tamanho e preço, conforme revelou o Autos Segredos.
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O investimento de R$ 3 bilhões faz parte de uma série de aportes da Stellantis no Brasil, que inclui R$ 14 bilhões destinados à planta de Betim, em Minas Gerais, e R$ 13 bilhões para a fábrica de Goiana, em Pernambuco. Desde 2011, a planta de Porto Real já recebeu mais de R$ 13 bilhões em investimentos, que têm sido usados para desenvolver novos produtos, pesquisa e desenvolvimento (P&D) e modernização das instalações.
“O Polo Automotivo Stellantis de Porto Real é estratégico para os planos da nossa empresa na região, contribuindo para o desenvolvimento de uma mobilidade segura, sustentável e acessível. Anunciamos mais este importante ciclo de investimentos que apoiará o lançamento de um novo produto, inédito, e que certamente será um forte competidor em nosso mercado. Com isso, e a consolidação da família C-Cubed, planejamos aumentar nossa capacidade produtiva e seguir impulsionando o crescimento desta unidade,” afirmou Emanuele Cappellano.
O Citroën Basalt, previsto para ser lançado ainda este ano, é um B-SUV Coupé derivado do C3 Aircross e do C3 hatch. Com um design fluido e moderno, o Basalt possui lanternas em LED, teto preto e antena tipo barbatana de tubarão. Suas rodas escurecidas de aro 17″ e caixa de rodas pretas completam o visual. Com um entre-eixos de 2,67 metros, o Basalt promete oferecer amplo espaço interno, comparável a SUVs de sete lugares, e será equipado com um motor 1.0 Turbo Flex T200, capaz de entregar 130 cv e um torque de 200 Nm, combinado com um câmbio CVT.
Já o Jeep Avenger, que começará a ser produzido até 2026, será construído sobre a plataforma Bio-Hybrid da Stellantis e terá um conjunto híbrido flex com motores turbo 1.0 e 1.3 litros. O Avenger, já disponível na Europa, mede 4,08 metros de comprimento, 1,78 metros de largura, 1,53 metros de altura e tem um entre-eixos de 2,56 metros. Embora menor que o Renegade, oferece um porta-malas maior, com capacidade de 380 litros. A cabine do Avenger terá um design minimalista com uma interface digital moderna, incluindo um cluster e uma central multimídia de 10,25″.
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