Fábrica de Betim receberá R$ 14 bilhões em investimentos da Stellantis. Até 2030, serão 40 lançamentos de carros no Brasil
A fábrica da Stellantis em Betim (MG) vai receber R$ 14 bilhões em investimentos entre 2025 e 2030, revelou a empresa nesta segunda (20). O aporte faz parte do mega pacote de R$ 32 bi anunciado pela Stellantis em março. O valor aplicado em Minas foi comunicado por Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para América do Sul, junto com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
Este será o maior investimento feito pela empresa em Minas, desde que chegou em 1976. O valor será destinado ao desenvolvimento de novos produtos e motores, incluindo carros eletrificados. O primeiro deles, criado na estratégia Bio-Hybrid chega ainda em 2024.
O investimento será utilizado para a renovação de modelos populares produzidos em Betim, como Fiat Strada, Argo, Pulse e Fastback. Além disso, novos produtos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid serão introduzidos. Esta tecnologia, que combina motores flex com um ou mais motores elétricos, terá seus primeiros modelos lançados no mercado no segundo semestre de 2024.
Todos os produtos da linha Stellantis têm potencial para algum tipo de eletrificação, incluindo modelos de entrada como o Fiat Mobi e Argo, embora inicialmente Fastback e Pulse devam receber conjuntos híbrido-flex.
Entre os novos lançamentos previstos está o Jeep Avenger, um SUV abaixo do Renegade, que tem obtido sucesso na Europa. Este modelo será fabricado em Betim utilizando a tecnologia Bio-Hybrid, embora ainda não tenha sido oficialmente confirmado pela Stellantis.
- VW T-Cross 2025: Vale Quanto Custa?
- Toyota Hilux GR Sport no dia-a-dia e no Off-Road
- Teste do Novo Chevrolet Spin 2025
O investimento de R$ 32 bilhões anunciado para a América do Sul permitirá o lançamento de 40 novos produtos e 8 novos powertrains, além de iniciativas de descarbonização na cadeia de suprimentos automotiva. Em Betim, o objetivo não é aumentar a capacidade produtiva, mas modernizar os produtos existentes para competir com a crescente oferta de carros chineses no mercado.
“Prestes a completar 48 anos, o Polo Automotivo Stellantis de Betim tem uma trajetória marcada pelo sucesso, produzindo modelos que lideram os seus segmentos no Brasil. Com este novo investimento de R$ 14 bilhões, vamos dar sequência ao incrível legado desta fábrica, direcionando o valor para renovar nossa linha de produtos, desenvolver novas tecnologias e gerar novos empregos”, afirmou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.
Adicionalmente, R$ 454 milhões serão investidos para aumentar a capacidade de produção de motores, que atingirá 1,1 milhão de unidades por ano. Esta nova linha produzirá motores flex de alta eficiência e baixas emissões, que serão combinados com tecnologias de hibridização, consolidando o Brasil como um centro de referência global no desenvolvimento de powertrains e tecnologia Bio-Hybrid.
As tecnologias Bio-Hybrid foram desenvolvidas pelo Tech Center Stellantis na América do Sul, em colaboração com fornecedores, pesquisadores e outros parceiros. A flexibilidade dessas tecnologias permite sua aplicação em diversos modelos produzidos pela Stellantis em toda a região.
Stellantis planeja introduzir quatro plataformas eletrificadas no Brasil:
- Bio-Hybrid: Introdução à eletrificação com um dispositivo elétrico multifuncional que gera torque adicional e recarrega uma bateria de 12 volts.
- Bio-Hybrid e-DCT: Inclui dois motores elétricos e uma bateria de 48 volts, oferecendo operação térmica, elétrica ou híbrida, focando em eficiência e economia.
- Bio-Hybrid Plug-in: Equipado com uma bateria de 380 volts recarregável por diferentes fontes, similar ao sistema do Compass 4Xe, mas com produção local.
- BEV (100% Elétrica): Totalmente movido por um motor elétrico de alta tensão, com uma bateria de 400 volts que proporciona torque instantâneo e desempenho responsivo.
Mais conteúdo:
- Toyota vai destinar célula de hidrogênio para veículos comerciais
- Lançamento: Fastback Abarth: Melhor que o Irmão
- Renault Kardian chega em março de 2024 com proposta avançada
- ‘É impossível imaginar um mundo sem Jeep’, diz CEO Global
- Zema: carro elétrico vai destruir milhões de empregos no Brasil