SOBRE O SITE

Já faz algum tempo que venho amadurecendo a ideia de criar um blog, onde eu possa compartilhar minha experiência no setor automotivo com quem tem me prestigiado durante todos estes anos, nos jornais e revistas pelos quais passei, ou me assistindo nos programas de televisão. Uma experiência que vem desde 1966, quando comecei no Jornal da Tarde (vespertino do jornal O Estado de São Paulo), onde ajudei a criar o Jornal do Carro, que, ao longo desses anos todos, se tornou um exemplo de suplemento especializado no setor automotivo.

Aliás, um início que se deu apenas alguns anos após a implantação da indústria automobilística no Brasil, detalhe que me permitiu evoluir junto com ela e a dirigir carros como os saudosos Renault Gordini, Simca Chambord, Aero Willys, DKW-Vemag, Dodge Dart, Ford Galaxie e até os primeiros esportivos brasileiros, como Willys Interlagos, Malzoni, Puma e Uirapuru. Modelos que hoje estão em museus ou em coleções particulares. Sem falar da convivência com engenheiros, projetistas, designers, pilotos, mecânicos e entusiastas, com os quais aprendi os segredos desse objeto amado no mundo inteiro, o automóvel.

Para me aprofundar cada vez mais, fui piloto de competição e trabalhei na área de comunicação social da Fiat Automóveis, onde pude conhecer o “outro lado” da história, com toda sua complexidade.

Enfim, um acúmulo de conhecimento que, junto com minha paixão pelo automóvel, permitiu que eu realizasse uma das coisas que sempre norteou meu trabalho como jornalista: a busca pela seriedade e credibilidade da informação. E é exatamente isso que quero continuar a dividir com você que me acompanha. Só que de uma forma mais próxima, por meio deste blog.

Além das notícias do setor automobilístico, o blog oferece também links de todas as montadoras e de todos os Detrans do país para sua consulta, quando necessária. Tem, ainda, uma cartilha com todos os direitos do consumidor, numa edição especial sobre veículos, feita pelo Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo, para te orientar, caso necessite exigir seus direitos.

Bem-vindo!

Muito bom ter você aqui.

96 comentários em “SOBRE O SITE

  1. Olá Emílio,
    Sempre assistia o programa, os testes sempre foi a parte favorita, pois, ajudou bastante na escolha na hora da compra do carango.
    Isto devido a sua imparcialidade no teste. Que de fato são elucidativas e sana qualquer tipo de dúvida na aquisição de um modelo.
    E encontrar esse site foi fantástico !
    Tenho uma sugestão…..
    Poderia ter uma parte onde, os proprietários opinam sobre seus carros.

  2. EMÍLIO SE VOCÊ FOSSE ESCOLHER UM DESSES CARRO PARA COMPRAR , QUAL VOCÊ ESCOLHERIA SEGUE ABAIXO A LISTA DOS EXECUTIVOS DE ALTO LUXO
    BMW SÉRIE 7
    MERCEDES-BENZ CLASSE S 600
    AUDI A 8
    e se possível emílio faça um teste com os 3 modelos e tente achar um defeito em um deles , bem eu acho quase impossível , porque são carros legítimos da tecnologia alemã , até logo emílio , sucesso para seu canal, e que deus te abençoe .

    1. Ola Marcos
      Obrigadio pela dica. A escolha é dificil, mas acho que nesse nível ficaria com o Mercedes S600 pela tradição deles. Vou ver se consigo fazer o teste dos três. E tentar achar defeitos… Quem sabe eu consiga e ai eu te digo qual realmente eu escolheria…. rsrsrsr
      Abraço

  3. Boa noite Srº Emilio.
    Excelente em poder ter acesso a informações de qualidade e reais sobre a grande paixão dos brasileiros. Para mim, o Srº é referencia no quesito automotivo. Após o encerramento do programa de televisão no qual o Srº era o protagonista um grande hiato permaneceu em minhas consultas e “sem querer” reencontrei o caminho da informação.
    Neste momento desejo ao Srº muito sucesso em seu blog e canal no youtube e a partir de agora o blog carroscomcamanzi.com.br/sample-page/ será referencia para mim e meus amigos.
    Srº Emilio, o Srº possui um canal de tira dúvidas?
    Cordialmente,
    Rafael Sampaio.

    1. Caro Rafael
      Estamos com um projeto pra fazer um quadro “tira dúvidas” no nosso canal no Youtube (youtube.com/carroscomcamanzi). Mas enquanto não sai, caso tenha alguma dúvida, por favor, me escreva.

  4. Emilio, bom dia.
    No dia 05/12 volta das 16:00 horas houve uma chuva intensa aqui na região(Ipatinga/MG). Após a chuva por vota das 17:28 horas ao dirigir ao veiculo deparei com o carro todo embaçado, todos os vidros. Não normal os vidros do carro ficar todo embaçado dessa forma. Ao entrar acionei o desembaçador e os vidros não desembaçaram ( embaçaram por fora). Então dirigi me à concessionária e fiquei por uns 40 minutos, e ainda assim o carro não desembaçou totalmente. Inclusive tanto o vendedor, o rapaz da recepção da oficina e o mecânico tentaram ajudar me mas, sai da concessionária com mais duvidas. Porque fizemos o procedimento correto para desembaçar, e não obtivemos uma solução adequada. O que mais me preocupa é que o único carro que ficou embaçado foi o meu, havia vários veículos estacionados próximo ao escritório e somente o meu ficou 100% embaçado. O meu outro carro Grand Siena nunca ocorreu esse tipo de embaçamento, e já passei por outras chuvas na mesma intensidade. O mais estranho é que liguei o ar condicionado, depois desliguei, abri as janelas e não ajudou em nada. Era perceptível o embaçamento externo porque quando usava o limpador, ele limpava e era possível ter visibilidade.Entrei em contato com a montadora e eles pediram para verificar o manual, estranho que já havia feito isso inclusive com o pessoal da concessionária aqui da cidade. Você pode me ajudar?
    Atenciosamente,

    1. Caro Carlos Alberto
      Realmente não é normal. O que pode ter ocorrido é que durante essa chuva intensa tenha entrado muito água dentro do carro e “embebido” toda a forração anti-ruido do assoalho além do carpete. Pode ser até que tenha havido uma pequena enchente, suficiente para fazer com que a água entrasse no veículo. Verifique se não é isso. Caso seja vai ser preciso “secar” o interior do carro deixando-o ao sol com todos os vidros abertos. É um processo lento.. Ou vá direto a um especialista em capotaria para ver se não é preciso, além de secar, trocar essa forração. Se for isso, pode ocorrer que, mesmo depois de tudo seco, permaneça um “mau cheiro” no interior e a única maneira de contornar o problema, não elimina-lo, é trocando toda a forração que foi atingida pela água..
      Um abraço
      Emilio

      1. Emilio, boa tarde.
        Desculpe por não ter condições de ler e retornar o comentário. Na verdade não entrou água no carro. O carro novo dois meses de uso, o interior seco, normal, mas o embaçamento foi de fora para dentro, e tanto a fabrica quanto a concessionaria até hoje não conseguiram responder-me o ocorrido,e sempre que chove e o tempo fica quente há o embaçamento de fora para dentro, em menor escala, mas é sempre preocupante.
        Obrigado pela atenção.

        Carlos Alberto

  5. Emilio, boa noite, tudo bom?
    Tentando me informar sobre o cambio CVT deparei me com alguns vídeos no youtube e um deles, o apresentador da uma dica para manter o cambio. Segundo ele o correto para parar o carro (estacionar) é primeiro pare o carro, com o pé no freio, leve alavanca na posição neutra “N”,puxe o freio de mão, depois com o pé no freio leve a alavanca para posição “P”, só então desligue o carro. Segundo ele dessa forma não força a “corrente” do cambio e o carro para com o freio de mão. Achei interessante. Pergunto esta correto? E para dar partida? piso no freio solto a alavanca de freio e depois seleciono a alavanca para posição “D” ou “R”? Ou Posiciono a alavanca em uma das posições “D” ou “R” e depois solto o freio de mão?
    Obrigado pela atenção.

    Carlos Alberto

    1. Caro Alberto
      Sim, o procedimento está correto, tanto para câmbio do tipo CVT, como nos automáticos convencionais, nos robotizados de dupla embreagem e nos do tipo automatizado (Dualogic e I-Motion). Você pode também parar o carro com o freio de serviço, puxar o freio de estacionamento, levar a alavanca para P direto e depois desligar o motor. Ao ligar, dê primeiro a partida, pise no freio de serviço, engate a posição R ou D, conforme sua necessidade e aí solte o freio de estacionamento.
      Um abraço

  6. Boa noite Emilio,

    Como você faz falta na TV, assistia sempre o seu programa, quero que me ajude na minha próxima compra de carro.

    Estou a procura de um carro Sedan ou SUV no valor de até 70.000,00, eu tinha um City e estava pensando em pegar o novo City qual a sua avaliação? ou se tem outro veículo com essa faixa de preço que você indicaria.

    O que você já sabe da nova SUV que a honda irá lançar WR-V, no salão do automóvel em novembro.

    Forte Abraço!

    Aurélio Bertelli

  7. Emílio boa tarde,

    E esse motor SPE/4 do novo do cobalt 2017? Ficou bom com os ajustes? Alguma avaliação já realizada?

    Abraço e obrigado

    1. Caro Alessandro
      Recebi o carro ontem para avaliação. Aguarde em breve a matéria no canal no youtube.com/carroscomcamanzi.
      Um abraço

  8. Boa noite Emilio, tudo bom. Acho que preciso de uma ajuda sua, estive verificando alguns carro entre R$ 60.000,00 e R$ 70.000,00 e fiquei meio que na duvida, em relação custo/beneficio qual seria melhor:
    SUV
    Sportage LX3 2.0 2012
    Honda CVR 2011
    IX 35 2013
    Jeep Cherokee Sport ou Limited 2012 ( Sonho de consumo, muito sonho de consumo)
    AXS 2,0 2012
    Mitsubishi sport 2011
    Santa fé 2012
    Sorento 2012
    Freemont 2012/82013 ( nçao tenho muita certeza)

    ou se eu deviria continuar nos sedans
    Civic 2014
    Corolla 2014
    Jetta 2014
    Lancer 2014
    fluence 2015
    C4 Lounge 2015

    Díficil não, são carros ótimo creio eu, bem novos e bem mais em conta que zero quilometro. Como você já conhece e testou todos, gostaria de uma ajuda sua. Afinal você é uma das referências mais confiável se não for a mais de nossa TV brasileira.
    Obrigado e um grande abraço.

    Carlos Alberto

    1. Caro Carlos
      Realmente sua lista é bem grande e de opções “opostas”… Bom, eu acho o seguinte: primeiro você tem que escolher se quer um utilitário esportivo ou um sedã. Para o dia-a-dia, os sedãs são melhores, mais ágeis e fáceis de estacioar. Mas gosto é gosto… Segundo, definido o primeiro item, como todos são carros usados, vai ser preciso verificar o estado de cada um e, claro, escolher o que estiver em melhores condições. Esse vai ser o melhor carro! Um lembrete importante: os importados tem um custo de manutenção maior além de ser mais difícil encontrar peças de reposição. Como são veículos usados, a chance de ser necessária alguma intervenção mecânica, ou de manutenção, é maior do que a de um carro zero.
      Um abraço

      1. Emilio, blz. Você tem razão depois que postei fiquei lendo bastante a respeito dos suv’s. Mas quanto aos sedãs que estão em sintonia com meu dia a dia, qual seria a melhor escolha? São 6 modelos belíssimos. Quanto ao Corolla e Civic, assisti um comparativo que você fez com Boris, e concordo. Também gosto mais do corolla, mas com relação dos outros ao corolla? Temos Lancer, Fluence, Jetta e C4 lounge. Você que já os testou qual sua impressão, lembrando que o corolla possui apenas 4 marcha automática, mas ela é melhor ou responde melhor os outros concorrentes? Desculpe me em insistir, mas é que vou ter que comprar um carro com cambio automático, devido um problema na coluna que afetou um pouco minha perna esquerda e para fazer controle de embreagem dificulta um pouco. Em morros, esquece , é uma dificuldade só. Como somos mineiros e aqui o que tem de sobra são montanhas tenho que me virar da melhor forma.

        Um grande abraço.

        1. Caro Carlos
          Eu particularmente prefiro os câmbio de dupla embreagem (Jetta) ou de seis marchas (C4 Lounge).
          Um abraço

  9. Ola Emilio,vc esta fazendo falta em minha tv, entao. por favor, me de uma dica, estou pretendendo trabalhar de taxi em S.Paulo, porem ainda irei adquirir um carro,estou em duvida. corsa sedan premium 1.4 ou voyage 1.0, ambos com ar condicionado, obrigado amigo.

    1. Caro Ricardo
      Corsa não é mais fabricado. Tem o Prisma no lugar. Entre os dois, para o seu caso, acho que o Prisma 1.4 é melhor por ter mais potência e dar um melhor desempenho com ar condicionado ligado.
      Abraço

  10. Boa noite, tudo bom.
    estava lendo sobre as transmissões automaticas de 4 marchas no Duster, Tucson, Aircrosse peugeot 2008. Essas transmissões são eficientes? Vale a pena? Ou é melhor procurar uma com 6 ou mais marchas? Destes qual o melhor? Fiquei interessado pelo preço e comentários, e como estamos acostumados com sua imparcialidade e profissionalismo, temos que ouvi-lo.
    Obrigado.

    Carlos Alberto

    1. Caro Carlos Alberto
      As transmissões automáticas de quatro marchas desses carros são antigas. São eficientes, mas prejudicam o desempenho e o pioram o consumo pois tem poucas opções de marchas. So para você ter um parâmetro, hoje são comuns câmbios automáticos com 6, 7, 8, 9 e até 10 marchas! Então os de 4 já eram há muito tempo. Acho mais interessante você procurar um carro com cambio automático de pelo menos seis marchas.
      Um abraço

  11. Emilio, que bom encontra-lo de novo. Realmente uma pena que o programa acabou, pois sempre assisti, e sua imparcialidade e confiança ajudou me a definir a compra do meu carro, na época um grand siena. Agora penso em trocar de carro, mas cadê o Emilio para me dar uma força??? Espero vê-lo novamente na TV com o programa e os vídeo aqui, pois você não só fez diferença na minha escolha, como na escolha de muitos que confiam em você, como eu. Parabéns pelo blog e profissionalismo vou acompanhá-lo sempre. Sucesso.

  12. Melhor programa de avaliação disparado, achei que tinha acabado, mas vi um video explicando os motivos e o blog. agora é seguir sempre acompanhando as dicas.
    Parabéns

  13. olá Emílio!
    Gostaria de saber qual mês(provável) que o novo Civic chega as vendas aqui no Brasil.E também tem previsão sobre os preços ?
    abraços

    1. Olá Cairo, com certeza no segundo semestre deste ano, talvez entre agosto e setembro.
      Um abraço

  14. olá Emílio. Primeiro queria prestigiar pelo Blog e dizer que está excelente,e que ficará 100% com os vídeos(que eram maravilhosos no VRUM que infelizmente acabou). Aguardamos pelos vídeos.
    E continue,pois seu trabalho é muito bom e importante a todos! parabéns!
    Grande Abraço.

  15. Emílio, uma dúvida. Vejo muitas definições como “sedã compacto”, afinal, o que é um sedã compacto? Se for pelo tamanho, porque o Corola é considerado um sedã médio e um versa e/ou logan são considerados sedãs compactos?

    1. Caro Aripã
      O sedã compacto é definido pelo tamanho. Ou seja, carros do tamanho de HB20S, Siena, Etios Sedan, New Fiesta Sedan, Voyage, etc, são compactos. Versa e Logan realmente são maiores, muito proximos em tamanho (interno especialmente) aos chamados sedãs médios, como Corolla, Civic, Focus, etc. Mas acabam entrando nessa categoria de compacto não pelo tamanho, mas pelo preço, permitindo que tenham uma boa relação custo/benefício. O Cobalt também estava nesse segmento junto com os carros da Renault e da Nissan, porém para a linha 2017 a GM resolveu fazer um “up-grade” no modelo e o preço subiu tirando-o fora.
      Um abraço

  16. Parabéns Emílio! Acho que todos já falaram o que eu gostaria de dizer, mas quero dizer que fiquei muito feliz por esse seu novo canal de comunicação com o público que, como eu, acompanha e gosta de suas avaliações automobilísticas e do seu modo de levar informações ao público de maneira lúcida e sincera! Sucesso!

  17. Boa tarde Emílio! Tudo bem?

    Estava sentindo muita falta do seu olhar nas matérias automobilísticas. Estava em dúvida se comprava ou não um Sandero RS (pois não vi nenhum vídeo seu testando o carro, e sem seu crivo, estava receoso).

    Mas…localizei a matéria aqui no blog e, como confio piamente nas suas análises lúcidas, tomei a decisão. Farei as minhas contas e vou tentar levar um RS pra minha garagem.

    Agora falta você gravar uma matéria “mal tratando” o carrinho pra fechar com chave de ouro a abordagem ao RS.

    Obrigado pelo excelente trabalho de sempre Emílio!

    Abraços!

    Rodrigo Milhazes – RJ

    1. Oi Rodrigo, estamos trabalhando para fazer vídeos também. Continue me prestigiando no Blog. Ah, e assim que você pegar o RS me conta o que achou.
      Abraço

    1. Que bom meu “velho” amigo! Sinto-me honrado e feliz por estarmos juntos de novo. Obrigado pelo prestígio. Um abraço. Emilio

  18. Emílio ! Desejo boa sorte no seu novo projeto e desejo muito ver uma matéria sobrea fabrica Gurgel o iinício e o fim e motivos pela falencia .
    Abraços

  19. Emilio, eu gostaria de ver um teste seu no ASX as duas versões (4×2 e 4×4) para ter mais informações sobre este crossover compacto. Abraço.

  20. Emílio sucesso nessa nova temporada,fico muito chateado quando lembro que no domingo não vou mais assistir o vrum era um dos melhores programas altomobilismo.

  21. Emilio, comprei um Mitsubishi ASX 4×2 CVT, 2015/16, mas, confesso que não fiz o teste drive antes, somente confiei na marca e nas informações de outros proprietários. O que me diz desse carro? Abraço, Henio.

    1. Caro Henio
      Fique tranquilo. Tenho um amigo que tem um (só é 4×4) e ele está muito satisfeito. Só reclama que o consumo é um pouco alto, mas no restante está satisfeito.
      Um abraço

  22. Emílio, que bom que vc está na ativa e que parece ter gasolina nas veias. Eu assistia o Vrum porque via em vcs total imparcialidade nos testes e reportagens mas infelizmente optaram por algo que não me agrada. Fazer o quê, além de não assistir e dormir um pouquinho mais no domingo.
    Fico feliz por saber que vc está na ativa e te desejar muita saúde e sucesso, sempre.

    1. Caro Geraldo, fico feliz em saber que você me acompanha. Continuarei fazendo os testes, só que agora no Blog. O bom disso é que você poderá continuar dormindo um pouco mais aos domingos, pois poderá vê-los mais tarde…. Abs.

  23. Perdi a vontade de acordar cedo aos domingos,acabou o vrummm.Gostava muito desse programa,paciência,nada é eterno…De qualquer forma,parabéns Emilio.

    1. Caro Arnobio
      Realmente nada é eterno, infelizmente… Agora a “empreitada” vai ser no blog. Obrigado pelo prestigio;
      Um abraço

  24. Emílio faltou motos… e diria que foi o primeiro jornalista brasileiro a conhecer e andar numa pista exclusiva de um fabricante de marca japonesa! Estou certo?

    1. Fala Harada. Sim, faltou moto… E você tem razão quanto à história no distante 1972… Mas vamos passo a passo. Assim que der vamos de moto também. Grande abraço

  25. Sucesso, Emílio!

    Só não gostei do Vrum ter saído do ar. Eu levantava cedo todos os domingos pra assistir. Não tem nenhuma previsão de que ela possa voltar não?

    1. Muito obrigado pelo apoio Rafael. Pelo menos agora você não precisa mais acordar cedo para ver o programa, pode entrar no meu site a hora que quiser… ahahah
      Estamos com um projeto de voltar com o programa como regional para todo o Estado de Minas por meio da TV Alterosa e com uma edição para Internet. Quando tiver novidades eu aviso.
      Grande abraço
      Emilio

    1. Obrigado Alessandra. Espero continuar com teu apoio para poder contar mais “estórias” desse nosso mundo do automóvel!
      Um abraço
      Emilio

  26. Caro Emílio, estorias e histórias v. tem para contar. Humor também.
    Portanto sera divertido e interessante acompanha-lo
    Sucesso
    Fred Carvalho

  27. Querido Emílio, parabéns por mais esse desafio, que certamente você já venceu pelas suas qualidades.
    Estarei, como sempre, te acompanhando, agora por esse completo e verdadeiro site.
    Estamos juntos e misturados. Um forte abraço e muito Axé.
    Selma Morais

    1. Fernando
      É o famoso ditado: “Fé em Deus e pé na tabua”…. “Vamo qui vamo…”
      Obrigado pela força
      Emilio

    1. QUEM ADOROU FUI EU, AFINAL, POR CAUSA DA TUA COMPETÊNCIA, TODO MUNDO TÁ ELOGIANDO. Com certeza teremos muito sucesso com ele. Obrigado por tudo que você fez para tornar este site uma realidade.
      Beijos, muitos beijos.
      Te Amo

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