A vitrine do futuro
Se você pensar em termos mundiais, o Salão do Automóvel de Tóquio, que este ano abre de 28 de outubro a 8 de novembro, tem uma importância apenas local. Não que as grandes marcas européias e norte-americanas não estejam presentes e apresentem novidades para o mercado japonês. Mas, a grande festa fica mesmo para as fabricas nativas, que se aproveitam da oportunidade para, além dos novos modelos, apresentarem ao mundo o que pensam a respeito da tecnologia e do futuro.
A Subaru, por exemplo, nem esperou abrir o Salão para apresentar sua novidade em conceito: o Subaru Viziv Future Concept, um utilitário esportivo que, segundo a marca, sintetiza a visão dela para o que define como “enjoyment and peaceofmind” (prazer ao dirigir e paz de espírito), algo que pode ser traduzido como um pensamento bem oriental.
O interessante é que as linhas não são tão futuristas como se poderia imaginar. A grade frontal é característica da identidade visual da Subaru e os largos para-choques ampliam a sensação de robustez, soluções típicas dos atuais SUV. Mas, a imaginação não deixa de rolar solta. O para-choque traseiro é extensível e serve de suporte para duas bicicletas, sem cobrir as lanternas e sem atrapalhar a visibilidade do motorista. O interior contrasta tons preto e bege com detalhes em laranja, o que dá um ar jovial e esportivo.
E, claro, não falta a tecnologia. O Viziv tem um sistema avançado de reconhecimento do terreno à frente, chamado de EyeSigth, que se utiliza de um radar para monitorar as condições de tráfego ao redor do veículo, analisando os riscos e tomando atitudes defensivas, caso seja necessário. Além disso, é equipado com um sistema que antecipa as condições de trânsito, climáticas e de outras situações no trajeto a ser percorrido até o ponto de chegada programado no GPS.
O Viziv é um híbrido e utiliza o mesmo conjunto mecânico do Subaru XV Hybrid. Tem tração nas quatro rodas e um pequeno motor turbo alimenta as baterias que fornecem energia aos motores elétricos. Interessante é o sistema da tração traseira, que dispensa o eixo cardã, substituído por um motor elétrico compacto ligado diretamente às rodas, permitindo que o assoalho seja plano, o que aumenta o espaço interno.
Fotos: divulgação Subaru