O icônico Salão do Automóvel de São Paulo, considerado um dos eventos mais importantes do setor automotivo na América Latina, retornará em 2024 após um intervalo de seis anos. A notícia foi confirmada por Márcio de Lima Leite, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em uma coletiva de imprensa na quinta-feira (07).
O último Salão do Automóvel ocorreu em 2018, contou com a presença de 29 montadoras e recebeu mais de 740.000 visitantes. Entretanto, as edições de 2020 e 2022 foram canceladas em decorrência da pandemia de COVID-19 e de reclamações sobre “custos elevados” por parte dos expositores, sem oportunidade de vendas.
Planejamento em curso com suporte do governo federal
O planejamento do evento já está em andamento, com conversas iniciadas entre a Anfavea e os CEOs das principais montadoras. Reuniões também foram realizadas com o Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para tratar do assunto. A Associação afirma que o Governo Federal apoia o retorno do Salão.
A entrada de novas marcas no mercado brasileiro, como GMW e BYD, também contribui para o evento, atraindo mais expositores e investimentos.
Inovação e sustentabilidade como pilares do novo formato
De acordo com Leite, as próximas edições do Salão do Automóvel terão uma abordagem diferenciada, deixando para trás conceitos ultrapassados. A tecnologia será o foco principal, com os lançamentos das montadoras ganhando mais espaço.
A Anfavea está analisando diversos formatos de eventos realizados ao redor do mundo para inspirar as próximas edições. Assuntos como descarbonização e o protagonismo do Brasil nesta área serão amplamente discutidos. Márcio Leite ressalta o desejo de desenvolver um modelo único, genuinamente brasileiro e inovador.
Possível retorno em novembro de 2024
Embora a data exata ainda não esteja definida, o Presidente da Anfavea sugere que o Salão do Automóvel deve voltar em 2024, possivelmente em meados de novembro. Mais detalhes serão divulgados ao longo dos próximos meses.
O novo formato do evento, com ênfase em tecnologia e sustentabilidade, está em sintonia com as tendências globais mais recentes e promete atrair ainda mais atenção e investimentos para a indústria automotiva nacional.
Veja mais:
- Toyota, Mazda e Subaru se unem para fazer frente à eletrificação
- Nissan Kicks de nova geração: maior e mais refinado
- China ameaça aumentar impostos sobre carros importados