O Salão de Frankfurt, na Alemanha, um dos mais importantes do mundo, vai abrir as portas de 17 a 27 de setembro. Mas, antes mesmo de serem abertas ao público, as principais marcas já divulgam algumas novidades para ir chamando a atenção.
A Citroën, por exemplo, vai mostrar um conceito interessante, o Cactus M, inspirado no antigo Méhari, um jipinho bem simples e simpático que a Citroën produziu entre 1968 e 1988, e vendeu mais de 145 mil unidades no mundo todo. O novo conceito é baseado na plataforma do atual C4 Cactus, um crossover de tamanho médio e desenho bem arrojado. Só que, ao invés de ser voltado para o dia a dia da família, sua proposta é de ser um veículo para o laser e para enfrentar terrenos difíceis. Para isso, além da boa altura do solo e rodas de grande diâmetro, é equipado com o sistema Grip Control da Citroën que ajusta a tração das rodas dianteiras a diferentes tipos de terreno, como terra, pedras e areia. O motor é 1.6 e a transmissão automática.
Para reforçar a tendência de liberdade e aventura, os bancos se transformam em cama e a capota em uma tenda, ideal para camping em lugares afastados. Aliás, a capota é inovadora: fica armazenada no porta-malas e, quando precisa proteger o interior do veículo por causa da chuva, ela vai para o lugar, inflada por um compressor.
Além disso, para facilitar a limpeza, todo o interior é feito em material lavável e tem tampões de escoamento da água. Os bancos são revestidos de um tecido neoprene, como as roupas de mergulho. E para facilitar a vida dos curtidores de wakeboard ou windsurf, os equipamentos podem ser presos em suportes específicos no para-brisa e arco traseiro.
Carrinho genial, não?
Fotos: Divulgação Citroën Presse