Respirando sem medo

Para andar em lugares com muita poeira ou atravessar riachos com mais segurança, muitos off-roaders adaptam um snorkel, aquela tomada de ar externa para o filtro de ar que fica na altura da capota. A função do dispositivo é captar o ar mais limpo, que fica no alto, quando se anda em estradas com muita poeira ou atrás de outro veículo, diminuindo a saturação do filtro de ar e, também, para evitar a entrada de água no motor pelo sistema de aspiração de ar, ao atravessar trechos alagados.

Existem no mercado modelos específicos para vários tipos de veículos. Mas, para quem não quer gastar muito, pode ser feita uma adaptação mais barata que acaba funcionando muito bem. É só colocar um tubo flexível do mesmo diâmetro da tomada de ar do filtro original, fazer um buraco igual ao do tubo na parede corta-fogo, debaixo do painel, e deixar a tomada de ar no interior do veículo.

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Como a entrada de poeira dentro do carro sempre é menor, o ar ali é mais limpo. Quanto a água, para que seja sugada pelo sistema, seria preciso que ela entrasse dentro do carro até a altura do painel. Mais do que isso, ou seja, atravessar lâminas de água mais profundas que o assoalho, já seria coisa para submarino… A única desvantagem do sistema é o barulho de aspiração do motor, que fica mais forte dentro da cabine.

Fotos: Emilio Camanzi

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Ver comentários (2)

  • Emílio, boa tarde!
    Uma coisa que me intriga muito na questão da capacidade de travessia de lâmina d'água é o faro de que mesmo veículos super equipados geralmente não podem ir mais fundo que o nível do cubo da roda. Então, qual a diferença de montagem/posicionamento dos componentes importantes que um Land Rover Range Rover (Vogue ou Sport) apresentam para serem capazes de, no caso do Vogue, "mergulhar" em 900mm de água e no Sport, 850mm? Estas alturas são as correspondentes à parte superior da grande frontal e faróis.

    • Caro Julio
      Essa medida normalmente é em função de onde está localizada a tomada de ar do filtro para que o sistema não sugue água para dentro do motor, alem de, claro, toda a vedação dos sistemas elétricos e eletrônicos do veículo. Um abraço
      Emilio

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