Somente após ser obrigada, Renault melhora segurança de Kwid, Stepway, Logan e Oroch com controle de estabilidade
A Renault do Brasil anuncia melhoria em segurança em seus modelos Kwid, Stepway, Logan e Oroch na linha 2024. Mas não por vontade própria: agora, vários itens passam a ser obrigatórios nos carros no Brasil. A gente já tinha falado sobre isso aqui.
O Kwid, na linha 2024, incorpora novos recursos, como comando de regulagem de altura do farol, indicador de direção lateral e abertura elétrica do porta-malas por meio de botão na tampa, em todas as versões. Lançado em 2017, se destaca por ser um dos carros mais acessíveis do mercado.
Os modelos Stepway 1.0 e Logan agora incluem, de série, comando de regulagem de altura do farol, indicador de direção lateral e sistema de controle de estabilidade (ESP). O Stepway combina um visual aventureiro com o motor 1.0 de 82 cv. O Logan, por sua vez, destaca-se pelo espaço interno e robustez. Já a Oroch, picape derivada do Duster, passa a contar com comando de regulagem de altura do farol em todas as versões.
Obrigatórios
As mudanças na linha Renault são implementadas devido entrada em vigor da obrigatoriedade de diversos equipamentos de segurança para a venda de veículos novos. Controle de estabilidade, luzes diurnas, alerta de cinto de segurança afivelado no painel e teste de impacto lateral tornaram-se requisitos obrigatórios nessa data. Além disso, indicadores de frenagem brusca e repetidores de seta nos retrovisores ou para-lamas também passaram a ser exigidos.
Essa decisão foi inicialmente aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para entrar em vigor no início de 2021. No entanto, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) argumentou que a pandemia de Covid-19 tornaria esse prazo inviável. Como resposta, o Contran prorrogou o prazo para 1º de janeiro de 2024.
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Com essa regulamentação, todos os carros novos fabricados a partir dessa data devem obrigatoriamente sair de fábrica equipados com luzes diurnas, controle de estabilidade, alerta de cinto afivelado e teste de impacto lateral. As luzes diurnas não necessariamente precisam ser LEDs; lâmpadas convencionais também são aceitáveis.
Vale destacar que a obrigatoriedade desses itens de segurança já estava prevista na resolução 567 do Contran para veículos fabricados entre 2022 e 2023. No entanto, o governo federal estendeu o prazo em atendimento a uma solicitação da Anfavea, considerando as dificuldades enfrentadas pela indústria devido à pandemia. Carros fabricados em 2023 e pertencentes a esse lote específico não estão sujeitos às novas regras.
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