Renault Kardian é Eleito Carro do Ano 2025

Na 58ª edição do Prêmio Carro do Ano, o Renault Kardian conquistou o título de Carro do Ano 2025, marcando a primeira vitória de um modelo da Renault e de uma fabricante francesa na principal categoria da premiação. O evento, que é uma referência na indústria automotiva brasileira, contou com a participação de 26 jurados especializados, dentre os quais Camila Camanzi, que avaliaram os veículos com base em critérios rigorosos definidos pelo Comitê Gestor. A auditoria foi realizada pela EY, garantindo a transparência do processo.

Vencedores das Categorias de Veículos

Na categoria principal, o Renault Kardian destacou-se entre finalistas como BYD Dolphin Mini, Citroën Basalt, Hyundai Creta e Peugeot 2008. Este SUV compacto, com motor 1.0 turbo de 125 cv e câmbio manual ou automatizado, se destacou por seu desempenho e inovação. O Kardian está disponível exclusivamente com motor 1.0 turbo de 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, e opções de câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem, de seis e sete marchas, respectivamente.

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Na categoria Carro do Ano Premium (preços entre R$ 200 mil e R$ 400 mil), o Hyundai Ioniq 5 levou o prêmio, com sua potência de 325 cv e autonomia de 374 km, de acordo com a medição do Inmetro. Os finalistas incluíram BMW X2, Honda CR-V, Kia EV5 e Volvo EX30. O elétrico da Hyundai é oferecido em uma única versão com dois motores elétricos, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e velocidade máxima de 185 km/h.

O Audi Q6 e-tron foi eleito Carro do Ano Superpremium (preços entre R$ 400 mil e R$ 600 mil), oferecendo 387 cv com uma autonomia de 411 km, superando concorrentes como BMW iX2, Chevrolet Blazer EV, Hyundai Palisade e Mercedes-Benz E 300. Disponível em duas versões, o Q6 e-tron acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 210 km/h.

O Lexus RX 450h+ venceu como Carro do Ano Luxo, sendo o carro mais elegante do país. Os finalistas foram BMW i5 e Mercedes-AMG SL 63 S E. Este modelo da Lexus possui um motor 2.5 aspirado a gasolina e dois motores elétricos síncronos, oferecendo uma potência combinada de 308 cv.

Na categoria Carro do Ano Esportivo, o Ford Mustang foi o escolhido, destacando-se pelo potente motor V8 Coyote, superando Mercedes-AMG GT 63 S E Performance e Porsche 718 Spyder RS. Com  488 cv de potência e 57,5 kgfm de torque, o Mustang acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h.

A Chevrolet S10 foi eleita Picape do Ano (até R$ 300.000), destacando-se entre Fiat Titano e Jac Hunter. Com uma capacidade de caçamba de 1.061 litros e um motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros, a S10 oferece 207 cv de potência e 52 kgfm de torque, combinados com um câmbio automático de oito marchas.

A Ford Ranger Raptor levou o prêmio de Picape do Ano Premium, superando a Ram 1500 e Volkswagen Amarok. Com um motor 3.0 V6 a gasolina de 397 cv e 59,4 kgfm de torque, a Ranger Raptor acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, destacando-se por sua robustez e capacidade off-road.

Renault Kardian manual. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

Reconhecimento de Motores e Inovação

O prêmio de Motor do Ano Combustão foi para o Renault 1.0 TCe, que equipa o Renault Kardian, superando finalistas como Chevrolet 2.8 Duramax, Ford Power Stroke V6 3.0, Hyundai 1.6 Smartstream TGDi e Mercedes-Benz 2.0 MHEV. Este motor turboflex de três cilindros e injeção direta é capaz de desenvolver 125 cv de potência e atingir até 172 km/h.

O Toyota/Lexus 2.5 PHEV foi destacado como Motor do Ano Híbrido, superando concorrentes como BMW 2.0 PHEV, JLR Ingenium PHEV, Mercedes 4.0 V8 PHEV e Porsche V6 PHEV. Este motor híbrido plug-in, presente em modelos como RAV4 e RX450h+ – 306 cv e 308 cv de potência, respectivamente –, oferece até 35 km/l de consumo e acelera de 0 a 100 km/h em até 6,2 segundos.

Na categoria de motores elétricos, o BMW i5 ganhou o título, superando BYD Yuan Pro, Chevrolet Blazer EV, Kia EV5 e Volvo EX30. O sedã de luxo alemão possui um motor de 340 cv e 43,8 kgfm de torque, com uma bateria de 81,2 kWh, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e uma velocidade máxima de 193 km/h.

A BMW também recebeu o prêmio de Inovação do Ano por iniciar a produção do primeiro híbrido plug-in nacional com o X5 em Araquari (SC). 

Destaques em Marketing e Liderança

No segmento de publicidade, a BYD foi reconhecida com o prêmio de Publicidade do Ano pela campanha do Dolphin Mini, que foi reconhecida pelos setores de publicidade e propaganda da Editora Globo.

A Nissan foi premiada como Marca Digital do Ano graças à sua campanha “Nissan Para Todos”, que oferece condições especiais para pessoas com deficiência. O projeto visa facilitar a compra de carros novos para este público.

Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, foi nomeado Executivo do Ano, sendo o primeiro brasileiro a ocupar esta posição na empresa. Este reconhecimento destaca sua liderança na condução da marca no mercado nacional.

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