SUV compacto tem belo visual e bom desempenho com motor 1.3 turbo, mas está com dias contados. Guerra da Ucrânia também está por trás do ocaso do Renault CAptur
Este 2023 promete muitas novidades automotivas no mercado brasileiro, algumas delas já estão aí como a nova Chevrolet Montana e o Volkswagen Polo Track. Por outro lado, alguns modelos já estão com os dias contados. Entre eles está o Renault Captur. E não vai sozinho: 2023 também representará a páscoa do Logan, um modelo desejado pelos frotistas. Terrible!
Um dos modelos mais bonitos, pelo menos na parte externa, o Renault Captur nunca fez muito sucesso no Brasil, verdade seja dita. Muito em função da própria Renault do Brasil. Ao invés de oferecer um produto premium, assim na Europa, optou pela versão simplificada do modelo, conhecido como Kaptur na Rússia. O resultado era um carro com linhas bonitas do lado de fora, mas interior sofrível.
Em 2021, a marca lançou o carro com uma reestilização, o que corrigiu o interior simples para a proposta do carro. E também lançou o motor 1.3 TCe, turbo com 170 cv feito em parceria com a Mercedes-Benz. Parecia que agora o carro iria emplacar. Parecia, mas deu errado!
Mais uma vez, ao invés de lançar um produto “de primeira linha” optou-se por manter o Kaptur russo. Enquanto isso, uma nova geração repleta de tecnologia era oferecida na França. Mas eis que entra um fator externo que prejudica a trajetória do carro no Brasil: E isso tem a ver com a guerra da Ucrânia com a Rússia!
Após o início do conflito, a Renault, assim como muitas outras montadoras, encerrou as atividades industriais na Rússia. Justamente de Moscou, vinham alguns componentes para o modelo nacional do Captur, que não possuem similares em outros mercados.
A subsidiária brasileira da Renault conseguiu formar um estoque desses componentes, mas a previsão é que se esgotem ao longo deste 2023. Além disso, lançou o Duster com o motor 1.3 turboflex, com preço mais em conta que o primo com cara de rico. O resultado é que em todo o 2022, o Captur vendeu apenas 3.007 unidades, enquanto o Duster (que basicamente é o mesmo produto) emplacou 22 mil. E neste 2023, ele sequer aparece no ranking da Fenabrave!
Devido a essas questões, e também ao fato de nunca ter feito muito sucesso comercial por aqui, o Captur será descontinuado em 2023. Aliás, lojistas entrevistados pela Auto Esporte revelam que a planta da Renault no Paraná já não monta Logan e Captur. A marca francesa, claro, nega as informações e inclusive mantém ambos os modelos em seu site de vendas.
O Captur também sairá de linha por conta de novo projeto. A Renault vai lançar um SUV derivado do Sandero europeu, que já foi flagrado em testes no Brasil. Em outra ponta, vai investir em modelos mais luxuosos e eletrificados, que lhe renderão uma margem maior de lucro.
Então, afinal, vale a pena ou não comprar um Renault Captur. O carro entrega design, espaço e potência do motor 1.3 turbo. Mas sua inevitável saída de linha não tornam uma boa opção para compra zero quilômetro neste 2023!
LEIA TAMBÉM:
Fim das minivans: Renault Scénic sai de linha após 26 anos
Renault lança cartilha de diversidade de gênero