Investimento de US$ 350 milhões na Argentina marca entrada da marca francesa no segmento dominado pela Fiat Toro
A Renault oficializou um investimento significativo de US$ 350 milhões (aproximadamente R$ 1,9 bilhão) em sua fábrica de Santa Isabel, Córdoba, Argentina. O anúncio marca o início da produção de uma nova picape intermediária, prevista para chegar ao mercado em 2026, visando competir diretamente com a Fiat Toro, líder do segmento.
Produção e Exportação
A fábrica argentina será o centro de produção desta nova picape para toda a América Latina, com uma capacidade inicial de 65.000 unidades anuais. Deste total, 70% serão destinados à exportação, com o Brasil sendo o principal mercado-alvo devido à sua forte demanda por veículos deste segmento.
Luis Pedrucci, CEO da Renault para América Latina, expressou ambições ainda maiores: “Será um produto que, por enquanto, só será fabricado na Argentina. Então, meu objetivo é exportá-lo para outros continentes. Gostaria de atingir um volume anual de 100 mil unidades.”
Design e Plataforma
A nova picape será inspirada no conceito Niágara, já apresentado pela marca, e provavelmente manterá este nome na versão de produção. Será construída sobre a plataforma RGMP, a mesma utilizada no Kardian, que oferece versatilidade para diferentes configurações, incluindo sistemas híbridos e tração 4×4.
Especificações e Concorrência
Embora os detalhes finais ainda não tenham sido divulgados, espera-se que a picape tenha aproximadamente 4,90 metros de comprimento e 2,95 metros de entre-eixos, dimensões muito próximas às da Fiat Toro, sua principal concorrente. Além da Toro, o novo modelo da Renault deverá encarar também Chevrolet Montana, Ford Maverick e Ram Rampage.
Parceria Renault-Nissan
A Nissan, parceira da Renault, também terá sua versão do projeto, marcando sua entrada no mercado de picapes intermediárias monobloco na região. Cada marca terá um design próprio, com a Nissan já adiantando que seu projeto está sendo desenvolvido no centro de design da marca no Brasil, utilizando ferramentas de inteligência artificial.
Impacto no Mercado
Esta nova picape representa uma mudança significativa na estratégia da Renault para o segmento. Enquanto a atual Oroch, derivada do Duster, não conseguiu competir efetivamente com a Toro, o novo modelo promete ser muito mais competitivo, beneficiando-se de uma plataforma moderna e um design mais atraente.
Cronograma e Expectativas
Os primeiros protótipos da nova picape devem começar a circular em 2025, oferecendo uma prévia do que está por vir. Com o lançamento previsto para 2026, a Renault espera não apenas fortalecer sua posição no mercado latino-americano, mas também potencialmente expandir para outros continentes.
Veja mais:
- Q6 e-tron: Audi oferece Bônus de Recarga na Pré-venda
- Hyundai começa pré-venda do IONIQ 5, seu CUV elétrico
- BYD Dolphin: Um Ano Depois, Elétrico Mostra Resiliência no Mercado Brasileiro