Redução do IPI: não é bem assim

O governo federal reduziu em 25% a alíquota de IPI de diversos produtos, entre eles os automóveis. O decreto 10.979, publicado no Diário Oficial da União em 25 de fevereiro, é uma manobra para aquecer a economia.

Mas para os carros, esse corte tributário pode ser menor, na ordem de 18,5%, devido à escala de alíquota, com base na capacidade volumétrica do motor. No entanto, esses descontos não significam que o carro novo pode ficar até um quarto mais barato. Longe disso.

Na verdade, a redução é sobre o quanto corresponde o IPI na formulação do preço. Por exemplo, um carro equipado com motor 1.0 recolhe 7%. Digamos que o preço desse automóvel seja R$ 100 mil, já com os tributos inclusos.

Com o desconto, o IPI seria de 5,7%, que corresponderia a um desconto de R$ 1.300. Ou seja, está longe de ser um desconto que compense os quase 18% de inflação do carro novo desde o início da pandemia.

Desconto IPI na Kia

A Kia inclusive comemorou a medida e anunciou os novos preços de seus carros. “Neste momento de muita pressão de custos e de forte depressão da demanda interna por veículos automotores, entendemos que o Governo Federal acertou ao reduzir a alíquota do IPI. Já vislumbrávamos ações concretas do governo em movimentar a economia brasileira. A redução do IPI pode ser esse início de recuperação, ao lado de outras que o setor de importação de veículos pleiteia”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.

Mas pelas contas da marca sul-coreana dá para sentir como o impacto da medida é bem mais superficial que o otimismo do executivo. Confira

  • Carnival, de R$ 534.990,00 para R$ 514.990,00
  • Sportage, de R$182.990,00 para R$ 179.590,00.
  • Stonic, de R$ 149.990,00 para R$ 146.990,00
  • Cerato, de R$ 132.990,00 para R$ 130.490,00
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