A Recaro Automotive, famosa por fornecer bancos para carros esportivos nacionais como o Volkswagen Gol GTi, o Chevrolet Kadett GSi e o Ford Escort XR3 nos anos 80 e 90, declarou falência. A situação da empresa alemã já estava complicada há alguns anos, com funcionários abrindo mão de parte dos salários para ajudar nas finanças.
Histórico e situação atual
A Recaro Automotive foi vendida para uma empresa dos Estados Unidos em 2011 e passou por diversas mãos até chegar a uma firma privada de investimentos. Vale destacar que a filial que fabrica bancos automotivos, desde sua venda, não é parte do Grupo Recaro alemão, composto pelas divisões que fabricam bancos para aviões, trens e cadeiras gamers, as quais estão em situação estável.
De acordo com o site alemão Autobild, a situação na Recaro Automotive era previsível, com os funcionários tendo que dispensar e adiar salários nos últimos anos para manter a estabilidade econômica da empresa. Segundo o chefe da divisão em entrevista ao site alemão Süddeutscher Zeitung, esses mesmos funcionários não foram avisados sobre a medida, descobrindo a falência da empresa pela intranet.
O sindicato alemão IG Metall, que representa os trabalhadores, está preocupado com o futuro dos 215 funcionários da fábrica de Kirchheim unter Teck, na Alemanha, e exige mais transparência dos executivos da empresa.
Impacto nas montadoras
Atualmente, a Recaro Automotive fornece bancos para diversas montadoras, como Porsche, Cadillac, Aston Martin, Audi, BMW, Chevrolet, Ford, Mazda e Mercedes-Benz. Ainda não está claro como essas empresas serão afetadas pela falência da fornecedora de bancos.
Próximos passos
Os executivos da Recaro devem se reunir com os funcionários para planejar os próximos passos. O processo de falência será supervisionado por um advogado nomeado pelas autoridades alemãs, e a empresa pode ser vendida, desmembrada ou fechada definitivamente.
A falência da Recaro Automotive marca o fim de uma era para os entusiastas de carros esportivos, que sonhavam com os icônicos bancos da marca em seus veículos. A situação também gera incertezas para os funcionários da empresa e para as montadoras que dependem dos bancos Recaro em seus modelos. O futuro da divisão automotiva da Recaro dependerá das decisões tomadas durante o processo de falência.
Veja mais:
- Carro do Ano 2025: Auto Esporte Revela os jurados
- Jeep Renegade 2025: novas versões, mesma mecânica
- Lançamentos de Agosto: Blazer EV, Peugeot 2008, Amarok e Caoa