Se há uma coisa que inglês faz questão de ser, é refinado. E nos veículos, a história se repete. Que o diga a nova versão do Range Rover SVAutobiography Dynamic, declarado pela fábrica como o mais luxuoso de todos os tempos. Ou seja, um carro digno da Rainha da Inglaterra.
Desenvolvido pela Divisão de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover (SVO) e, como bom inglês, com nome bem pomposo, é também um dos mais potentes e dinâmicos Range Rover disponíveis no mercado. Ele tem debaixo do capô um V8 Supercharged de 5 litros, a gasolina, que entrega 550 cv de potência e 69,2 kgfm de torque. É o mesmo propulsor que equipa o Range Rover Sport SVR e Jaguar F-Type, e está acoplado a um câmbio automático de oito velocidades da ZF. Com esse conjunto, o utilitário esportivo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e chegar a 250 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente.
A nova versão é equipada, também, com o novo sistema Dynamic Response, que melhora a dirigibilidade do veículo e o conforto dos ocupantes, mesmo em alta velocidade, ou em situações de curvas acentuadas, dois pontos críticos para utilitários esportivos devido à sua altura. O sistema consegue controlar a tração nos eixos dianteiro e traseiro de forma independente, melhorando a agilidade em baixas velocidades e a estabilidade em altas, além de permitir respostas mais precisas aos comandos dados no volante. Aliás, para garantir uma melhor performance ainda em curvas, vem equipado também com o sistema Adaptive Dynamics, que controla a suspensão ativa e utiliza um sistema a ar para reduzir o rolamento da carroceria. Além disso, a suspensão foi rebaixada em 8 milímetros
Se algum maluco resolver colocar o SVAutobiografy Dynamic no fora-de-estrada, ele não vai fazer feio. Como um bom Land Rover, além da tração nas quatro rodas, vem equipado com o novo sistema Low Traction Launch, que ajuda o motorista a manter a tração em superfícies escorregadias, como grama molhada, neve ou gelo. Por meio de sensores, o sistema controla a quantidade de torque que pode ser aplicada pelo condutor, reduzindo o risco das rodas patinarem para manter a tração e garantir uma aceleração suave e sem desvios. O recurso, que permanece ativo só até os 30 km/h, pode ser acionado de forma independente por meio da tela sensível ao toque no centro do painel, sempre que o modo cascalho/neve/grama é selecionado no sistema Terrain Response 2.
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Externamente, a nova versão é identificada pela grade exclusiva, novo capô do motor, apliques laterais em cinza grafite, frisos no para-choque dianteiro e rodas de 21 ou 22 polegadas, além das pinças dos freios a disco da marca Brembo, pintadas de vermelho, e logotipos alusivos à versão. Internamente, não deixa por menos, com bancos em couro, com o chamado padrão diamante acolchoado e costuras contrastantes, em quatro cores à escolha, combinadas com a forração do teto em couro perfurado. Painel e laterais das portas, além do couro trazem acabamento em preto brilhante. Detalhe são as aletas para as trocas sequenciais do câmbio atrás do volante, em vermelho anodizado.
Tecnologia também é o que não falta. No painel, uma tela de 10 polegadas abriga o sistema multimídia, com tecnologia Dual View, permitindo ao acompanhante assistir a um filme sem que o motorista o veja. O sistema permite aumentar as imagens como em um tablet, tem as páginas iniciais personalizáveis, GPS e acesso a aplicativos. Duas telas de 10,2 polegadas para os ocupantes que vão no banco traseiro, quadro de instrumentos digital, câmera 360o, retrovisores externos com luz de cortesia e Head Up Display a laser, que projeta no para-brisa informações como velocidade e instruções do sistema de navegação, complementam as mordomias.
No quesito segurança, vem equipado com controle automático de velocidade adaptativo que também identifica placas com limite de velocidade, sensor de pontos cegos, sistema de controle de oscilações de reboque, sensor de fadiga do motorista e sistema de permanência em faixa.
Apresentado globalmente, o Range Rover SVAutobiography Dynamic só estará disponível à venda a partir de novembro, na Europa, com preço a partir de 128.671 euros, e não tem previsão para chegar ao mercado brasileiro. Ou seja, por enquanto temos que nos contentar com as fotos e o vídeo, abaixo.
Fotos e vídeo: divulgação Jaguar Land Rover