RAM lança versão da picape 3500

RAM 3500: motor com quase 150 mkgf de torque

Se por aqui a Ram 1500 ainda não deu as caras, nos Estados Unidos, a divisão de utilitários da FCA acaba de lançar a 3500 Heavy Duty, que chega para entregar força de caminhão. O utilitário recebeu um imenso motor Cummins seis cilindros turbodiesel de 6,7 litros, que entrega nada menos de 148 mkgf de torque.

E quando se diz caminhão, não é de brincadeira. Nos EUA, as linhas 3500 ou 350 são populares por permitir rodado duplo no eixo traseiro e até mesmo quinta roda na caçamba. Para quem não sabe, a quinta roda é um engate usado para guinchar uma carreta ao caminhão. Nos EUA é conhecido como gooseneck (pescoço de ganso).

300x250

E mesmo sendo uma picape e não um caminhão propriamente dito, esse carro consegue puxar quase 17 toneladas. Lá, esse tipo de picape é muito popular para puxar trailers. Muita gente passa a vida rodando pelo país nessas imensas casas sobre rodas.

Já o reboque convencional, aquele que fica abaixo do para-choque, tem capacidade para até 10,4 toneladas. Ou seja, esse carro puxa muito peso, independentemente da forma de engate.

Assim, a 3500 se torna a picape com maior oferta de força nos Estados Unidos (e, consequentemente, no restante do planeta). “A Ram recupera a liderança em capacidade ao entregar a maior classificação de torque para uma picape a diesel e a maior capacidade de reboque de gooseneck. Atributo importante para nossos clientes no segmento de serviços pesados, eles exigem capacidade laboriosa e duradoura”, afirma o diretor da divisão Ram, Mike Koval Jr.

 

 

Plástica

 

Visualmente, a picape manteve a mesma carroceria da atual geração. No entanto, ganhou reestilização frontal, que segue o estilo da 1500, com faróis mais afilados.

 

Interior da RAM 3500

 

Por dentro, a 3500 Heavy Duty é um carro de luxo, com direito a acabamento em couro e apliques em madeira. Como toda full size que se preze, ela conta com geladeira central. Mas, o destaque fica por conta de uma imensa tela vertical, no centro do painel, que agrega as funções de navegação e climatização.

 

 

Telona

 

Por essa tela é possível também acessar a câmera 360 graus. O monitor é conectado ao sistema de áudio Alpine, que conta com sistema Noise Cancelling, que anula ruídos por meio de faixa de ondas inversa aos sons externos. Esse tipo de tecnologia é comum em fones de ouvido e em alguns carros, como o Audi A7. Ou seja, os ocupantes nem se darão conta de que se trata de um motor diesel.

A grandalhona ainda conta com assistentes de condução, com direito a monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado em ré, que são indispensáveis nesse gigante de mais de cinco metros de comprimento.

Por aqui, a marca oferece a versão 2500 que é um pouco menor que a gigante. Na próxima semana, lançará, finalmente, a 1500 que promete ser a ofensiva da FCA num segmento acima da Fiat Toro.

 


 

Fotos: Divulgação montadoras

 


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada