A Ford F-150 Raptor tem vivido dias tranquilidade em seu habitat selvagem, vendo à distância a “pequena” Ranger Raptor brincando com a Colorado ZR2 Bison no lamaçal. Mas seu território está ameaçado. A Ram acaba de apresentar a versão cascuda da 1500, a TRX, que promete aterrorizar a vida da predadora do Oval Azul.
Para fazer frente a rival, a 1500 TRX recebeu o V8 6.2 supercharger do Charger Hellcat, com nada menos que 711 cv e 89 mkgf de torque. O motor é combinado com transmissão TorqueFlite de oito velocidades e caixa de transferência ativa em tempo integral 48-13 da BorgWarner, que conta com reduzida que capacita a picape a transpor rochas, modalidade de obstáculo que os norte-americanos chamam de Rock Crawling.
“A nova Ram TRX define a referência para picapes de desempenho extremo e solidifica a posição da marca como líder de picapes off-road”, disse Mike Koval, chefe da marca Ram para a América do Norte. “A Ram tem um forte histórico de picapes de alto desempenho e a TRX enriquece isso ao expandir a linha de serviços leves, com a melhor combinação de desempenho, capacidade, luxo e tecnologia do segmento.”
Para marcar o lançamento da picape, a FCA elaborou uma edição especial de lançamento com exatas 702 unidades. O número corresponde a potência da TRX em Horse Power (HP), que tem uma leve diferença do cavalo-vapor. Todas as unidades foram vendidas em apenas três horas. Nada mal para um carro de US$ 90 mil (R$ 500 mil).
A nova RAM 1500 TRX levanta poeira
Ao contrário do Hellcat, a TRX não tem vocação de velocista. Sua velocidade máxima é de modestos 190 km/h. No entanto, ela consegue ir a até 160 km/h fora do asfalto, algo inimaginável para a esmagadora maioria dos veículos que existem no planeta.
Sua suspensão foi desenvolvida para uso off-road extremo. Afinal, ela passeia sobre rochas com a naturalidade de um compacto que vence um quebra-molas. Sua capacidade de imersão é de 81 cm. Sua altura livre é de 30 cm e a largura da carroceria é 20 cm maior que a 1500 padrão. Ela é tão alta que o retrovisor interno foi removido. No lugar há uma câmera que opera em tempo real e exibe no lugar do espelho o que se passa atrás da picape.
Mas, o fato de ser um carro feito para ir onde a civilização não existe não impede da TXR de ser brutal também no asfalto. Como o primo endiabrado da Dodge, a picape também manda bem no quarto de milha. Sua aceleração de 0 a 400 metros é de apenas 12,9 segundos. Já a aceleração de 0 a 100 km/h é de apenas 4,5 segundos, um desempenho absurdo para uma máquina de quase três toneladas.
Ou seja, ela manda bem em todos os terrenos, literalmente.
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
Fique pertinho da gente:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50