Um dos carros mais legais que eu guiei foi o Audi R8 V10 Plus. Um carro incrível com um motor de Lamborghini com 610 cv e 55 kgfm de torque. Mas apesar do coração italiano, falta algo visceral nesse preciso supercarro das quatro argolas.
Apesar de oferecer um modo esportivo, sem nenhum tipo de auxílio, o R8 é um carro domável. E uma das razões é porque utiliza o sistema de tração Quattro, a obra-prima cunhada pela Audi nos anos 1980 e que evolui a cada modelo.
O sistema permite que até o menos experiente dos motoristas consiga guiar com segurança esse garanhão germânico. Mas para quem busca menos precisão e mais reação, a escolha é o R8 V10 Performance RWD.
A sigla significa Rear Wheel Drive, ou apenas tração traseira, no bom português. Essa versão utiliza o mesmo conjunto do R8 de competição. Por regulamento, todo carro deve ter tração apenas em um dos eixos. E o traseiro é o que oferece a melhor performance, apesar de exigir perícia para controlá-lo.
Na linha 2022, a potência foi elevada para 570 cv. Um ganho de 30 cavalos que o antecessor. Ele é um pouco mais manso que o V10 Plus, mas acredite, é bem mais indócil.
Isso porque ele entrega os mesmos 55 quilos de torque, com a diferença de serem despejados só nas rodas traseiras. Sem os assistentes eletrônicos ativados é garantia de “zerinho” sem sair da garagem.
“O Audi R8 V10 RWD realmente impressionou os clientes desde o início com sua tração traseira derivada do carro de corrida R8 LMS e sua dinâmica não filtrada. Agora tem 30 CV e mais 10 newton metros, levando a experiência de direção a um nível totalmente novo “, afirma o diretor administrativo da Audi Sport GmbH, Sebastian Grams.
Números do R8
Assim, o R8 “cascudo” acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge a máxima de 329 km/h. Para frear esse carro, a Audi utiliza freios com discos de 18 polegadas. Mas o cliente pode optar por um kit de alta performance com discos de cerâmica de 19 polegadas.
Um detalhe interessante é que por não contar com cardã para tracionar as rodas dianteiras, não há nenhuma conexão mecânica que ultrapasse o eixo traseiro. Nem mesmo comandos da transmissão S Tronic de sete marchas, uma vez que a caixa do R8 é do tipo transeixo (montada junto ao eixo) e os comandos são eletrônicos, tanto no console, como nas borboletas atrás do volante.
Com preço de 149 mil euros (R$ 950 mil), lá na Europa, esse carro é equipado com rodas aro 19 ou 20 e pneus de alta performance. Por dentro, ele ganhou novos bancos tipo concha, feitos em carbono.
É um carro espetacular. Recomendo guiar com tração nas quatro ou não.
Fotos: Audi/Divulgação
Marcelo Jabulas é Jornalista.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas
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