Indústria automobilística brasileira fica estável em abril de 2022, segundo dados da Anfavea. Contudo, produção declina em relação ao ano anterior
Sinal amarelo na indústria automobilística brasileira: os números de abril de 2022 indicam estabilização na produção de veículos e nas vendas. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) até resolveu “dourar a pílula” ao indicar “expectativa de reação”, mas no acumulado do ano a indústria aponta queda de 13.6% na produção.
A fabricação de veículos motorizados em abril foi de 185,4 mil unidades, 0,4% a mais que no mês anterior. Na comparação com abril de 2021, houve queda de 2,9%. As vendas vão pelo mesmo caminho: 147,2 mil unidades foram licenciadas, leve alta de 0,3% sobre março. Porém, a queda deste ano está em 21,4%.
Leia também:
Mercedes ganha certificado para direção autônoma nível 3
Picape Tarok pode ser fabricada no Brasil
Gêmeo do Fiorino, Peugeot Partner Rapid chega por R$ 101 mil
O motivo, segundo a entidade, é a crise por conta de semicondutores, que obriga algumas fabricantes a interromper linhas de produção ou até mesmo plantas. Essa justificativa também foi apontada como causa para adiamento do São Paulo Motor Experience.
“Poderíamos ter resultados de vendas ainda melhores se não fosse a persistente limitação de oferta provocada pela crise dos semicondutores”, diz Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea. “Apesar da inflação e da alta dos juros, ainda identificamos uma demanda reprimida de clientes particulares e sobretudo de locadoras, e os bons números de venda deste início de maio são indicadores dessa tendência. Esperamos que a situação da oferta comece a melhorar em meados do ano”, acrescentou.
Produção de veículos: exportações
Por outro lado, os números animadores para a indústria são os de exportações, que já acumulam alta de 17,9% sobre o primeiro terço de 2021, com um total de 153 mil unidades embarcadas ao exterior. Foram 44,8 mil em abril, crescimento de 15,2% sobre março e de 32,3% sobre abril do ano anterior. Trata-se do melhor resultado para o quadrimestre desde 2018. (Redação com Anfavea)
Fique pertinho da gente:
Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais.