Capacidade de antever reações de demais motoristas, calcular o tempo de uma ultrapassagem, sustentar uma marcha ou ritmo da aceleração num piso de pouca aderência, são conhecimentos que surgem com o tempo. No entanto, vícios de postura devem ser percebidos e corrigidos durante toda a vida como motorista, não apenas para fazer bonito diante do examinador do Detran, mas para que se consiga dirigir de forma segura e precisa. E o pior, há quem ache certo guiar como se estivesse contracenando em “Velozes e Furiosos”, acreditando ser o próprio Dominic Toretto.
Mão na alavanca de câmbio
Parece bobagem, mas tem muito motorista que tem o hábito de repousar a mão sobre a alavanca de mudanças do câmbio. Seja automático ou manual, o sujeito esquece a mão na alavanca e dirige apenas com a esquerda, ou acha que lá fará trocas mais rápidas, como se fosse o próprio Toretto, levando sua vida a cada 400 metros. Durante a condução, é fundamental que as duas mãos estejam sempre no volante. É por isso que eles têm recebido cada vez mais comandos, como do rádio, computador de bordo, troca de marchas, dentre outras funções.
Tudo isso para que o motorista não precise tirar uma das mãos do volante, pois na necessidade de uma manobra emergencial, cada uma das mãos deverá “empurrar” o volante para a esquerda ou direita. Com uma única mão, as chances de não conseguir completar a manobra é grande.
Posição das mãos ao volante
Se as duas mãos estão sobre o volante, é preciso que estejam na posição correta. Tem gente que gosta de dirigir com as duas mãos sobre a parte superior do arco, ou com as mãos na base, segurando cigarro e por aí vai. Toretto curte exibir seus bíceps mantendo a mão sobre o arco do volante.
A posição correta das mãos é na popular “quinze para as três”. Basicamente as mãos devem ficar alinhadas paralelamente, sobre a base horizontal do volante. Os volantes atuais até contam com ressaltos para acomodar melhor as mãos e até mesmo os dedos polegares.
A importância dessa posição é necessária para permitir que o motorista tenha maior precisão em manobras de emergência, como desviar de um animal que atravessa na pista. Com as mãos posicionadas de forma correta é possível girar o volante até 90 graus (sem a necessidade de escorregar as mãos) e retornar à trajetória de forma precisa e ágil, o que se torna mais difícil com as mãos posicionadas de forma incorreta.
Outra observação importante, com as mãos posicionadas paralelamente no arco do volante, em caso de colisão e deflagração do airbag, a expansão da bolsa tenderá a afastar os braços para as laterais. Caso uma das mãos esteja nas partes superior ou inferior, a bolsa tenderá a empurrar mão e antebraço em direção ao tórax e rosto do motorista, podendo ampliar os ferimentos.
Banco reclinado
Este é um erro crônico e recorrente. Por razões que não se consegue entender, o que não faltam são motoristas que reclinam o banco e dirigem pendurados no volante.
A cena é comum, o espertão praticamente deita o banco, segura a direção com o braço esquerdo e mão direita sempre na alavanca, pois ele se acha o Dominic Toretto, que não pode perder o tempo da troca e também precisa mostrar que é tão bom de braço que só precisa de um.
Além de ser cafona, barango e parecer coisa de gente com distúrbio neurológico, conduzir dessa maneira é um perigo. A começar pelo fato de em caso de colisão, a falta de um suporte para o dorso certamente irá agravar os ferimentos do motorista, pois o cinto de segurança perderá sua eficiência devido à posição incorreta do motorista.
Além disso, pendurado ao volante, o motorista, quando faz uma manobra, precisa empurrar todo o peso de seu dorso no braço. Em caso de manobra evasiva, sem o apoio das costas no encosto, ele não terá firmeza e força para girar o volante com velocidade e depois corrigir a direção.
Pé na embreagem
Este é um vício comum em muitos motoristas. Deixar o pé esquerdo descansando no pedal da embreagem pode até não comprometer a segurança da direção. Mas fatalmente vai atingir o seu bolso. Quando se mantém o pé repousado no pedal da embreagem, por mais leve que pareça, essa pressão irá acelerar o desgaste da embreagem e reduzir sua vida útil. O correto é manter o pé sempre para o lado. Inclusive, boa parte dos automóveis conta com um descanso para o pé esquerdo, ao lado do pedal. Nesse quesito não há como condenar o valentão do cinema, pois a gente não vê os pés dele.
Posição correta ao volante
Encontrar a melhor posição ao volante não é uma tarefa árdua. É preciso combinar dois elementos: distância do assento em relação aos pedais, distância entre o encosto do banco e o volante.
Medir a distância exata do assento para oferecer a melhor posição para as pernas é simples. Para encontrar a posição ideal, basta pisar na embreagem com o pé direito. O motorista deve conseguir pressionar o pedal até o fundo sem que a perna fique totalmente esticada. Com essa distância é possível debrear, frear e acelerar com o joelho flexionado, de forma que o próprio movimento seja capaz de mover os pedais.
Para descobrir a distância ideal entre o encosto e volante, o motorista precisa manter o encosto do assento numa inclinação confortável, mas que as costas fiquem totalmente apoiadas no banco e os punhos consigam tocar a parte superior do volante. Assim, o braço estará flexionado (não esticado) quando se empunha o volante na posição ideal (quinze para as três). Essa posição permitirá o que o motorista tenha força suficiente e distância para girar o volante a até 90 graus e retornar com agilidade e precisão.
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E lembre-se, Toretto só existe no cinema e ainda tem dublê!
Fotos: Universal Pictures e Carros com Camanzi
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Marcelo Iglesias Ramos – Jornalista | Design Gráfico – (31) 99245-0855
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Ver comentários (3)
Dirijo meu Opala 6 boca igual o Toretto memo e fé;
A partir do momento que o cara entra no carro dele, liga o carro de apenas dirige como se fosse algo normal... Pode ter certeza que a felicidade dele acabou por ali;
A vida é muito curta para dirigir com as duas mãos no volante e não aproveitar o prazer de dirigir;
seus peida na maionese
E demais Encosto Ortopédicos, será que pode?
Informação útil com descontração, este é um ótimo blog!