Esportivo tem o mesmo motor motor boxer de 6 cilindros de 500 cv do 911 GT3. Novo 718 Cayman GT4 RS faz 0 a 100 em 3.4s
Porsche anuncia a chegada no Brasil do novo 718 Cayman GT4 RS, esportivo alemão preparado para as pistas, mas homologado para as ruas. O carro é uma das novidades da edição brasileira do Porsche World Road Show 2022, realizado no autódromo Velocittá, em Mogi Mirim (SP), até o próximo 18 de outubro. A novidade tem preço inicial de R$ 1,1 milhão.
O Porsche 718 Cayman GT4 RS tem como destaque o motor boxer seis cilindros de 500 cv, já aplicado no 911 GT3 RS. Com giro até as 9.000 rpm e com peso de 1.415 kg, o bólido apresenta números que fazem palpitar o coração de todo apaixonado por velocidade. O carro fez a volta em Nürburgring-Nordschleife 23,6s mais rápido que o 718 Cayman GT4. Ele marcou 7m04s511 de volta na pista curta e 7m09s300 na pista tradicional, de 20,832 km.
Em comparação ao 718 Cayman GT4, a potência foi ampliada em 80 cv, o que resultou em uma relação peso-potência de 2,83 kg/cv. O torque máximo subiu de 430 para 450 Nm. O motor central traseiro é naturalmente aspirado. O carro segue o padrão da linha RS e tem transmissão de dupla embreagem (PDK) de sete marchas, com aletas de mudança atrás do volante.
Segundo a marca, o 718 Cayman GT4 RS acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, precisamente 0,5 segundo mais rápido que o GT4. Já a velocidade máxima é de 315 km/h, ou 13 km/h além do GT4.
Para chegar nestes números, o modelo emagreceu 35 kg em relação ao GT4. Essa redução de peso foi alcançada através do uso de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) no capô e nos para-lamas dianteiros.
Além disso, tapetes economizam peso e há redução do material isolante. A janela traseira é feita de vidro menos espesso, bem como os painéis de porta leves com alças de abertura têxtil e redes nos compartimentos de armazenamento completaram a busca por cada grama supérflua.
Um detalhe interessante do design do Porsche 718 Cayman GT4 RS está na lateral. Ao invés de vidro, atrás dos vidros laterais há entradas de ar. O elemento serve para melhorar o fluxo do ar de admissão e, ao mesmo tempo, produzem um ruído visceral, rigorosamente ao nível dos ouvidos de motorista e passageiro. E claro, a bela asa traseira no formato “pescoço de ganso” com suportes de alumínio. O recurso é super funcional para um modelo planejado para um desempenho de pista.
O cliente pode comprar o pacote opcional Weissach, que torna de carbono a tampa dianteira, entradas de ar laterais, tampas das entradas de ar de refrigeração, tampa da caixa de ar, conchas superiores dos retrovisores externos e asa traseira. Já as ponteiras de escape passam a utilizar titânio, assim como a gaiola de proteção aparafusada na parte traseira. Rodas forjadas de magnésio de 20 polegadas podem ser encomendadas opcionalmente em vez das rodas forjadas de alumínio.
O Porsche 718 Cayman GT4 RS é oferecido no Brasil por R$ 1.157.000,00.