Se existe uma coisa em que os franceses se destacam, é no design ousado de seus automóveis e, mais uma prova disso, é o novo Peugeot 3008, apresentado pela fábrica francesa agora, mas que só será mostrado ao público no Salão de Paris e estará à venda a partir de outubro.
Outra novidade é que a Peugeot o classificou como um utilitário esportivo de tamanho médio, com o nome de Advanced SUV, e não mais um “crossover”. Além disso, ele inicia a nova gama de SUVs que está sendo estreada pela Peugeot. Afinal, segundo números divulgados pela própria fábrica, desde 2009, quando foi lançado o primeiro 3008, as vendas de utilitários esportivos na Europa se multiplicaram 2,5 vezes e um em cada 10 automóveis é do segmento médio de SUVs.
Com 4,45 m de comprimento, 2,675 m de distância entre-eixos, o novo 3008 cresceu 8 centímetros em comprimento e 6,2 cm entre os eixos, melhorando ainda mais seu espaço interno, além de ser 100 quilos mais leve que o modelo atual. Isso foi possível com o uso da nova plataforma modular EMP2 do Grupo PSA. Além da maior altura do solo (22 cm), ele também exibe todos aqueles detalhes típicos dos SUVs, como as molduras dos para-lamas, para-choques reforçados e proteções de carroceria. É equipado, ainda, com o sistema Advanced Grip Control, que permite modos de condução Normal, Neve, Lama, Areia e ESP (controle de estabilidade) desligado, além do controle automático de descida.
Outra grande novidade do novo 3008, é o interior que, além de um design funcional, virá com materiais de melhor qualidade e oferecerá um ambiente inovador. Para começar, o volante tem o topo e a base achatados, ficando com um formato similar aos utilizados nos F1. O conceito i-Cockpit, que coloca o quadro de instrumentos acima do volante, terá uma tela de 12,3 polegadas, totalmente configurável, enquanto que outra de 8 polegadas, sensível ao toque, está colocada no centro do painel para comandar o conjunto multimídia. Opcionalmente, poderá ter o sistema Amplify, que oferece dois temas, Boost e Relax, completamente configuráveis, onde poderão ser modificados: a iluminação do ambiente e da cor das telas, todo o sistema de som, a intensidade dos cinco programas de massagem dos bancos e do difusor de fragrâncias.
[su_slider source=”media: 5457,5458,5459,5460″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]
No que diz respeito à segurança, o novo 3008 oferecerá sistema de frenagem automática e alerta de risco de colisão; alerta de mudança involuntária de faixa; alerta de sonolência do motorista; comando automático dos fachos alto e baixo dos faróis; reconhecimento de placas de trânsito; controle automático de velocidade adaptativo com função de freio; e alerta de pontos cegos. Para facilitar as manobras, poderá, ainda, ser equipado com sistema de visão 360º. No quesito conectividade, terá função Mirror Screen do celular na tela central e recarga de smartphone por indução.
O novo Peugeot 3008 terá seis motores diferentes à disposição, todos com turbo-compressor e sistema start/stop. A gasolina, serão o 1,2 Puretech, de 130 cavalos, com câmbio manual ou automático de seis marchas, e o 1,6 THP de 165 cavalos, só com câmbio automático. A diesel, terá o 1,6 Blue HDi de 100 cv, com câmbio manual de 5 marchas, o Blue HDi de 120 cv, com câmbio de seis marchas, manual ou automático, o 2,0 Blue HDi de 150 cv ou 180 cv, esses dois últimos, só com câmbio automático.
O novo 3008 é produzido na fábrica de Sochaux e os conjuntos motor/câmbio nas fábricas francesas de Trémery e de Douvrin. Isso fará com que, no lançamento, tenha um selo de “Origem Francesa Garantida” no parabrisa. Deverá chegar ao Brasil somente em 2017 e com a motorização igual à do atual, ou seja, o 1,6 THP de 165 cavalos, com câmbio automático de 6 marchas.
Fotos: divulgação Peugeot
[su_divider text=”Vá para o topo”]
Para anunciar no Blog, entre em contato conosco através do e-mail carroscomcamanzi@carroscomcamanzi.com.br ou do formulário de contato do site e solicite nosso Mídia Kit.
[su_divider text=”Vá para o topo”]
[Contact_Form_Builder id=”1″]
[su_divider text=”Vá para o topo”]