Ele já faz parte da paisagem brasileira, mas faltava ainda a gente fazer um teste completo. Então, chegou a hora. Com vocês o Peugeot 208 Style 1.0. Um carrinho que se destaca no segmento de compactos. Vamos ver qual é a dele?
Depois que a Peugeot passou a fazer parte do Grupo Stellantis, aqui no Brasil, a marca começou a mudar a fama. Não à toa. É que além de melhorar o seu pôs venda, passando mais confiança ao consumidor, o Peugeot 208, com seu belo estilo, tem cativado a simpatia de muitos. Principalmente com esta versão Style, a topo de linha dos 208 com motor 1.0 aspirado, que tem uma das melhores relações custo-benefício do segmento e que foi pensado com aqueles equipamentos que os brasileiros gostam.
Peugeot 208 Style R$ 84.990
(abril 2023)
Falar do estilo do 208 é chover no molhado. Mas que ele chama a atenção é uma verdade. Com essa cara de mau e o charme das luzes de condução diurna em forma de dentes de sabre que lhe dão uma personalidade própria, se destaca na multidão. Além disso o Style completa com aquele toque dark que está na moda, com detalhes em preto como o aerofólio; os espelhos retrovisores; as rodas em liga de 16 polegadas, os faróis em LED escurecidos.
Tudo de série, bem como o teto solar panorâmico. E dentro tem mais itens interessantes. Começa pela central multimidia de 10,3 polegadas que espelha celular sem cabo, câmera de ré com Visionpark de 180 graus; radio e comandos digitais do ar-condicionado e carregador por indução. O quadro de instrumentos, chamado i-Cokpit, analógico, de fácil leitura e com computador de bordo, junto com o pequeno volante de base achatada e a manopla do câmbio com formato anatômico, dão aquele toque esportivo. Ah, e ao contrário de um outro concorrente, trio elétrico também faz parte.
E apesar do plástico rígido dominar o interior as diferentes texturas, como a faixa central do painel imitando fibra de carbono, detalhes em black piano a qualidade dos materiais e os bons arremates dão um belo aspecto. Bem como os bancos em tecido com costuras azuis, além dos dianteiros terem encosto com regulagem milimétrica, coisa rara nos carros atualmente. Porém eu acho que poderia ter superfícies macias pelo menos nos braços das portas.
Agora, quando o assunto é espaço, também tem uns ‘poréns’. Na frente, com uma boa sensação de aconchego, sem problemas. Agora atrás dois adultos vão relativamente bem. Três, bem apertados… E o porta-malas, tem apenas 275 litros de capacidade.
Capacidade do porta-malas: 275 litros
Ou seja, se for para um casal com filho pequeno viajar, tudo bem. Mais gente, fica complicado…
Em segurança, em um carro desse segmento e categoria, não dá pra esperar muito. Pelo menos, além dos controles de tração, estabilidade e auxiliar de partida em rampa, ele vem com quatro airbags e sensores de estacionamento traseiros.
E como faz parte do grupo Stellantis, pegou emprestada a mecânica das versões 1.0 do primo Argo. O motor e o câmbio manual de cinco marchas são os mesmos. Uma solução interessante de sinergia para baixar os custos, e que se adaptou bem ao 208.
Mas é bom lembrar que o pequeno motor 1.0 de três cilindros de até 75 cavalos e 10,7 kgfm de torque com etanol não consegue fazer milagres quando o assunto é desempenho. E sente muito à medida que vai sendo carregado.
Motor 1.0 flex – 6V
gasolina etanol
Potência (cv) 75 71
Torque (kgfm) 10,0 10,7
Especialmente nas retomadas de velocidade, quando não se pode ter preguiça de reduzir de marcha.
Não é dos mais leves, o que prejudica a relação peso/potência, o torque máximo só chega a 3.500rotações e é preciso manter o motor em giros mais altos para ter uma resposta mais rápida.
Desempenho
gasolina etanol
0 a 100 km/h(s) 15,4 14,5
80 a 120 km/h (s) 29,1 25,5 (*)
Vel. máxima (km/h) 157 164
(*) Em 5ª marcha
Os engates precisos e curtos do câmbio ajudam nessa tarefa. E como ele ganha 4 cavalos e quase um quilograma força metro de torque a mais com etanol, com esse combustível alivia um pouco a sensação de fraco desempenho.
Pelo menos compensa no consumo. Nesse momento a relação peso/potência se faz presente de novo, e o resultado não chegou a ser o que eu esperava. De qualquer maneira pode-se dizer que é bem razoável. Fez 9,4 km/l de etanol e 13,3 km/l de gasolina em nosso circuito cidade/estrada.
Consumo médio (nosso circuito cidade/estrada)
Etanol 9,4 km/l
Gasolina 13,3 km/l
Mas como é andar com o 208 Style? Olha, apesar dos pesares, é um carrinho que dá prazer de guiar. Claro que em cidades com muitas subidas, como Belo Horizonte por exemplo, e na estrada, o desejo de um pouco mais de potência e torque aparece. Porém, com uma boa posição de dirigir, direção elétrica macia em manobras e mais firme em velocidade, um volante que tem uma ótima pega, câmbio com engates precisos, e bons freios, fazem com que tenha um comportamento dinâmico legal. Além disso, é confortável ao rodar e tem uma boa estabilidade. Só em pisos irregulares, é que a suspensão mais firme transmite alguns barulhos ao interior.
Peugeot 208 Style R$ 84.990
(abril 2023)
Enfim, eu gostei do 208 Style, principalmente no dia a dia na cidade. E, entre os menos caros de nosso mercado, com a boa relação custo/benefício, é sim uma opção bacana entre os hatches compactos de entrada.
Um abraço e até a próxima.”
NOTAS DO EMILIO
Desempenho 6
Consumo 8
Segurança 7
Estabilidade 8
Acabamento 8
Espaço interno 7
Porta-malas 7
Custo-benefício 8
Ficha técnica e lista de equipamentos do Peugeot 208 Style: