Pesquisa revela que 52% dos consumidores querem um carro elétrico

Carros elétricos como o Tesla Model 3 estão eliminando a grade frontal, antes obrigatória para refrigerar o motor a combustão

Estudo da Ernst & Young feito em 18 países mostra crescimento de consumidores interessados num carro elétrico. Rede de carregamento continua a ser um problema

Você tem vontade de possuir um carro 100% elétrico? Para a maioria das pessoas, a resposta é sim! É o que aponta  um novo estudo da consultoria Ernst & Young (EY), feita com 13 mil pessoas em 18 países. A porcentagem de pessoas em todo o mundo que desejam comprar um veículo elétrico subiu para 52%. O índice representa o número de consumidores que pretendem comprar um carro nos próximos 24 meses e dizem que seu próximo modelo será elétrico ou híbrido.

Em 2020, era de 30%, saltando para 41% em 2021. Agora, pela primeira vez, ultrapassa os 50%. Em alguns países, o número representa mais de dois terços dos consumidores. É o caso da China, aonde a porcentagem chega aos 69%.

 

À medida que a preferência por veículos elétricos (EV) cresce, as motivações para escolher um estão mudando. Segundo a pesquisa, os “early adopters” dos elétricos tinham como principal objetivo a questão ambiental, que agora estão se juntando aos compradores “padrão”, interessados mais na economia ou em outros motivos.

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Apesar da vontade de abertura do consumidor ao elétrico, o estudo alerta que a rede de carregamento continua a ser um entrave, tanto pela falta de disponibilidade como pela lentidão. Essas são as principais preocupações dos compradores agora, pois o mercado está superando as barreiras iniciais, que eram o preço alto e a baixa autonomia.

 

 

O estudo aponta que  existem cerca de 16 milhões de veículos elétricos em circulação em todo o mundo. A porcentagem desses veículos nas ruas dobrará em relação ao ano anterior.

Outros insights da pesquisa são que as pessoas ainda estão fazendo menos viagens em comparação ao período pré-pandemia, com 11% menos deslocamentos relacionados ao trabalho e 8% menos viagens relacionadas a outras coisas.

A pesquisa feita pela EY tem como autoria Randall Miller, Martin Cardell e Gaurav Batra, especialistas em mobilidade.  O Brasil não foi um dos países do estudo. Clique aqui para conferir o original (em inglês).


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Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais.

 

 

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