SOBRE O EMILIO

Natural de Bologna, Itália, iniciou sua carreira na área automobilística em 1966, no Jornal da Tarde, em São Paulo, tendo participado da criação do suplemento Jornal do Carro.

Trabalhou na Editora Abril por 18 anos ocupando os cargos de Repórter, Chefe de Reportagem e Editor Executivo da revista Quatro Rodas, Diretor da revista Super Moto, criou as revistas Náutica e Grid e foi Editor Executivo da revista Playboy.

Depois da Editora Abril, foi Editor de Testes da revista Auto Esporte de onde saiu, no começo de 1992, para comandar a diretoria de Comunicação da Fiat Automóveis.

No final de 1997, ingressou nos Diários Associados como Editor Executivo dos cadernos Veículos do Jornal Estado de Minas e Diário da Tarde. Em 2004, criou o programa automotivo Auto Papo, transmitido pela TV Alterosa para todo o estado de Minas Gerais, onde atuou como Produtor Executivo e Apresentador do programa. Em 2008, o programa passou a se chamar VRUM e a ser exibido em rede nacional pelo SBT, onde ficou por mais de sete anos.

Mas, como nem só de trabalho vive o homem, Emilio atuou, também, como piloto de competição nas categorias Turismo Brasileiro, Rali e Enduro de Moto e, ainda, hoje, mantem o hobby de fazer umas trilhas com o seu Jeep pelas montanhas de Minas, terra propícia para a prática deste esporte. Como resultado dessas aventuras, lançou, em setembro de 2010, o “Guia Off-Road – 101 dicas para não ficar agarrado”, editora Gutenberg. O foco foi nos veículos com tração 4×4, já que o andar fora de estrada, ou “off-road”, é uma maneira de incrementar o companheirismo e a solidariedade entre as pessoas. A edição contem dicas importantes para os aventureiros que apreciam a prática, assim como, para aqueles viajantes comuns que podem se deparar com uma estrada de terra esburacada, coisa que não falta neste país.

Além das trilhas, não abandonou o Ferreomodelismo, um hobby antigo que funciona como um antídoto para o seu estresse.

Em abril de 2015 ficou entre os ‘+Admirados da Imprensa Automotiva’, sendo classificado entre os 20 primeiros jornalistas mais admirados do segmento. A eleição foi uma realização do Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva, em parceria com a Maxpress.

Em junho de 2015, dando continuidade ao seu trabalho, criou o site Carros com Camanzi.

E, por fim, em junho de 2016, começou a produzir seus próprios vídeos e publicá-los no seu canal no YouTube, o Carros com Camanzi.