Kia Telluride
Se existe uma coisa que americano gosta é de carro grande. Por isso, não é à toa que a Kia está mostrando no Salão de Detroit, o Telluride, um conceito de SUV híbrido de luxo com lugar para sete passageiros. Com um design do tipo musculoso, tem na tecnologia embarcada um dos grandes diferenciais.
Foi projetado no Centro de Design Kia América e deverá estar em breve no mercado, já que é baseado na plataforma do Sorento CUV. Só que, além de ser mais longo (mede 5 m de comprimento), largo e alto, tem uma distância entreeixos 12 centímetros maior (3,08m), que se traduz em mais conforto para os ocupantes. No conceito, foi dada uma atenção especial aos passageiros da segunda fileira, que contam com bancos que se reclinam quase que totalmente e com apoio para os pés, como na primeira classe de avião. Um detalhe interessante é a fixação dos bancos de maneira que dão a impressão de estar flutuando.
Uma das atrações tecnológicas do Telluride, são os sensores que detectam o estado de saúde dos ocupantes dos quatro bancos principais. As informações são exibidas nas telas instaladas nos painéis das portas e, em seguida, enviadas a uma central de LEDs em forma de asa no teto, de onde é emitida uma luz terapêutica para melhorar os níveis de energia dos passageiros. Outra atração é o sistema de entretenimento, com comandos sensíveis ao toque, no console, para os ocupantes da segunda fileira, além de um sistema de recarga da bateria do celular sem fio.
Um dos diferenciais do Telluride são as portas traseiras estilo “suicida”, isto é, se abrem ao contrário das dianteiras, facilitando o acesso ao interior, já que também não tem a coluna central. Apesar do desenho da grade continuar com a forma da boca de um tigre, característica da marca, tem dimensões maiores, o que deverá ser a tendência nos futuros modelos da Kia. Faróis e luzes diurnas em LED complementam a dianteira do utilitário esportivo. Rodas de 22 polegadas e escapamento duplo dão um toque esportivo ao conjunto.
Ele é equipado com um motor V6 de 3,5 litros, a gasolina, aspirado com injeção direta que entrega 270 cavalos, acoplado a outro elétrico de 130, montados transversalmente na frente, resultando em 400 cavalos de potência. A transmissão è integral nas quatro rodas e, segundo a Kia, é capaz de fazer médias de 12,7 km/litro na estrada.
Veja também um vídeo do Telluride, abaixo.
Fotos e Vídeo: Kia Motors
Ver comentários (1)
SErá que a Kia também será ousada na hora de fixar preços pro mercado brasileiro? Duvido!