O novo Renault Kardian chegou ao mercado equipado com o câmbio de dupla embreagem e deu o que falar. Esse câmbio é confundido com o malfadado câmbio automatizado, mas não tem nada disso. É um dos mais modernos tipos de transmissão automática utilizados atualmente pela indústria automobilística. E que é usada por várias marcas, principalmente em carros esportivos, já que permite a troca de marchas de forma mais rápida e suave em relação aos outros tipos de câmbios automáticos.
O câmbio de dupla embreagem
Esse tipo de câmbio foi desenvolvido para melhorar a eficiência e o desempenho e, por consequência, também o consumo dos veículos, já que tem o mesmo conceito de construção de um câmbio manual, tipo de transmissão que absorve menos potência para seu funcionamento. Só que ele tem duas embreagens independentes, uma para as marchas ímpares e outra para as marchas pares, e as trocas são feitas por um módulo eletrônico que monitora vários parâmetros, como a velocidade do veículo, a rotação do motor, a posição do acelerador e a carga no motor. Com base nesses dados, o sistema decide o momento ideal para realizar a troca de marchas, como ocorre em um câmbio automático convencional.
O interessante é que ao engatar a primeira marcha, a segunda fica pré-engatada. Ao engatar a segunda, a terceira também fica e assim por diante. Ou seja, enquanto uma embreagem está engatada, a outra embreagem já está pré-selecionada com a próxima marcha e a mudança é feita trocando apenas a embreagem. Isso permite que as trocas de marchas sejam feitas de forma praticamente instantânea, sem interrupção da transmissão de força para as rodas, resultando em acelerações mais eficientes e uma direção mais confortável. Além disso, essa tecnologia contribui para uma maior economia de combustível, pois permite um melhor aproveitamento da potência do motor. A Renault utiliza esse tipo de transmissão em toda sua gama na Europa.
Renault Kardian
Uma novidade do mercado que integra a tecnologia do câmbio automático com dupla embreagem é o mais recente lançamento da Renault, o Kardian.
Ele chegou ao mercado brasileiro e, em apenas quatro meses, já se destaca como um dos SUVs mais promissores de sua categoria.
O seu motor é o 1.0 turbo, com 125cv de potência e 220 Nm de torque, o maior torque da categoria.
O já mencionado câmbio automático EDC com dupla embreagem úmida é outro destaque, proporcionando trocas de marcha suaves e rápidas, sem interrupção no torque. Esta tecnologia já é utilizada em mais de 1,3 milhão de carros do grupo Renault no mundo, incluindo o esportivo Alpine A110.
Para personalizar a experiência de condução, o Kardian oferece três modos de condução multi sense, incluindo o modo esportivo. Complementando o pacote de performance, o SUV conta com freio de estacionamento eletrônico e câmbio com e-shifter, além de paletas para troca manual de marchas atrás do volante.
O Renault Kardian também traz um conjunto de 13 sistemas avançados de assistência à direção. Entre eles, destacam-se o controle de velocidade adaptativo (ACC), alerta de ponto cego (BSW), frenagem automática de emergência (AEB) e alerta de colisão frontal (FCW).
A segurança é reforçada com seis airbags, faróis full LED e uma câmera multiview.
O interior do Kardian também foi bem trabalhado, com destaque para a iluminação ambiente (ambient lighting), painel digital de 7 polegadas e a central multimídia com espelhamento sem fio de série.
Externamente, rodas de liga leve de 17 polegadas biton e barras de teto funcionais chamam atenção.
Preços
Falando de preços, a versão de entrada, Evolution, sai por R$ 112.790, a intermediária, Techno, por R$ 122.990 e a topo de linha Premiere Edition por R$ 132.790.
O sucesso do Kardian não passou despercebido pela crítica especializada. Em comparativos realizados pela revista Quatro Rodas, o modelo superou concorrentes diretos como o Volkswagen Nivus e o Fiat Pulse. Além disso, conquistou o selo de reconhecimento ‘Qual Comprar 2024’ da AutoEsporte, consolidando sua posição como melhor SUV da categoria B-SUV.
Sem dúvidas o Kardian mostra uma grande evolução da Renault aqui no Brasil.
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