Sou perdidamente apaixonado por filmes de terror. Tanto que já escrevi, aqui na coluna, sobre alguns veículos que “estrelam” películas do gênero. Contudo, tenho de dar mais destaque para The Classic, o Oldsmobile Delta 88 que pertence ao diretor Sam Raimi: é uma relação tão linda que merece ser contada e recontada. É fantástica!
O amor de Raimi pelo full-size da General Motors começou em 1973, quando seu pai adquiriu o carro de motor Rocket V8 zerinho, zerinho. Com 14 anos de idade à época, o futuro diretor apaixonou-se à primeira vista pelo Olds amarelo. Alguns anos depois, Raimi recebeu de braços abertos o muscle e o adotou.
Fã incondicional do modelo, “parente” de carangos potentes e beberrões como Buick LeSabre, Bel Air e Impala — todos eram feitos sob a mesma plataforma — , ele também nutria grande apreço pelo mundo da cinematografia.
Quando tudo começou o amor pelo Oldsmobile Delta 88
Desde muito jovem, produzia curtas, mas sua grande chance veio mesmo aos 22 anos, com uma pequena produção de baixo orçamento. Uma noite alucinante conta a história de cinco amigos que vão passar férias em uma cabana e encontram um gravador com passagens do “Livro dos Mortos”. Reproduzido, o áudio desperta espíritos malignos da floresta. A missão de detonar os fantasmas recai sobre Ash, o protagonista, e o Oldsmobile Delta 88. A película, que teve filmagem conturbada por conta do baixo orçamento, foi um sucesso e rendeu duas continuações e uma série.
Apelidado de The Classic, o Oldsmobile Delta 88 de Raimi participou de todas as suas obras. Para os aficionados pelo trabalho do diretor, é uma atividade divertidíssima procurar pelo muscle em seus filmes.
Na trilogia do Homem-Aranha, o Olds pertence a Ben Parker, tio de Peter Parker, o “amigão da vizinhança”. Em Arraste-me para o inferno, último trabalho do gênero de horror do realizador, The Classic é propriedade da macabra senhora Ganush, que atormenta e amaldiçoa a jovem Christine Brown, interpretada por Alison Lohman. Até mesmo no faroeste Rápida e mortal Raimi deu um jeitinho de trabalhar com seu carro. O chassis do Olds foi utilizado numa diligência. Já na película sobre beisebol Por amor o veículo aparece apenas na versão do diretor — para a decepção dos fãs.
The Classic também figura no elenco principal de Ash vs Evil Dead, a supracitada série baseada na trilogia Uma noite alucinante. Você pode conferir o Olds Delta 88 dando o ar da graça na Netflix. No seriado, o veículo ainda pertence a Ash Williams, interpretado por Bruce Campbell.
Estrela de outros diretores
Colaborador de longa data dos irmãos Coen, Sam Raimi emprestou seu “ator principal” para a dupla em algumas oportunidades. O Oldsmobile Delta 88 pode ser visto no excepcional filme de estreia dos caras, Gosto de sangue, em Arizona nunca mais, no filme vencedor de dois prêmios da Academia (Oscar de Melhor Atriz para Frances McDormand e Melhor Roteiro Original para os Coen) Fargo – Uma comédia de erros e também na elogiada comédia O Grande Lebowski.
O maioral
The Classic é o maioral e até mesmo Bruce Campbell, ícone dos filmes B, teve de se curvar ao muscle car: “Esse carro já esteve em mais filmes do que eu!”, disse em tom brincalhão na sua autobiografia. E é claro que, se depender de Sam Raimi, o Olds participará de muitas outras películas. Já merece Oscar e marcas de frenagem na Calçada da Fama.
👪 VEM PARTICIPAR DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
🚗 SITE: https://www.carroscomcamanzi.com.br
📻 ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50
✅ INSCREVA-SE AQUI: https://goo.gl/TW6YW5 – e ative o sininho para receber notificação sempre que tiver vídeo novo.
Siga-nos nas redes sociais:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
Ver comentários (0)