Ele já esteve por aqui de 2007 a 2011. Tinha o título de carro mais veloz do Brasil. Deixou saudades, mas, agora voltou para alegria dos fãs do modelo. É o Honda Civic Si, que sempre teve uma mecânica exclusiva que o diferenciava do restante da linha, merecendo, realmente, o título de esportivo, ao contrário de alguns modelos vendidos em nosso mercado.
Só que além desse diferencial e para reforçar ainda mais essa característica, o novo Si (Sport Injection) não é mais um sedã feito no Brasil. Produzido em Alliston, no Canadá, agora tem só duas portas e teto bem caído. Um cupê, bem mais coerente com a filosofia de carro para quem gosta de um esportivo.
E se há uma coisa que esse novo Honda Civic Si não consegue fazer, é ser discreto. Com uma frente invocada e diferenciada dos Civic “normais”, rodas exclusivas de aro 18 polegadas com pneus de perfil baixo 225/40R18,
Mas faltam detalhes que não deveriam em um carro desse nível. Por exemplo, a bela central multimídia, com direito a câmera de ré, não tem GPS, nem vem com sensores sonoros de estacionamento; é preciso desregular o encosto para entrar no banco traseiro; e os cintos de segurança não tem regulagem da altura.
Por falar nisso, atrás, ele pode levar mais duas pessoas um pouco apertadas, já que o teto é baixo. Um terceiro ficará desconfortável. Porém, é preciso levar em conta que o Si é um esportivo, e não um carro para a família.
E, nisso, ele não deixa a bola cair. O motor agora é um 2.4 que entrega 206 cavalos com um torque de 23,9 kgfm (14 cv e 5 kgfm a
Mas, se você quiser rodar tranquilamente, ele também sabe ser comportado. O motor i-VTEC, com comando de válvulas variável, fornece um bom torque já em baixas rotações, permitindo andar em velocidades baixas com marchas altas sem dar trancos.
O consumo também surpreende. No circuito metade cidade/metade estrada, padrão que uso para fazer medições de consumo, o Si chegou a bons 11,5 km/l.
Claro que para encarar essa esportividade toda, a suspensão – independente nas quatro rodas, tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira – é mais rígida do que a suspensão da versão normal, deixando o Si desconfortável em pisos irregulares. Mas, na hora das curvas ele é muito competente. Exatamente como deveria ser. Diferencial com deslizamento limitado, direção elétrica precisa e freios a disco nas quatro rodas eficientes, completam o prazer ao dirigir. E os controles eletrônicos de tração e estabilidade dão segurança, especialmente em pisos de baixa aderência.
Resumindo: ele entrega o que aparenta sem deixar de ser tranquilo quando você está querendo só passear. Ele é vendido em pacote único, sem opcionais por 124 mil reais. Além da cor laranja, tem mais três: branco, vermelho e, para quem quer ser discreto, preto.
Notas do Emilio para o Honda Civic Si 2015
Ficha Técnica e Equipamentos do Honda Civic Si 2015
Ver comentários (6)
Emílio, esta matéria ficou linda. O Honda Civic Si, ficou muito esportivo, bonito,potente , arrojado e
invocado, seu interior é lindo.Na cor preta ficou ainda mais elegante. Gostei, compraria um.
Caro, muito boa a matéria. Mas continuo achando um achaque pagar mais de 100 mil reais num carro como este.
Que carrão! Muito bom!!!
Se é. Valeu Rodrigo, abraço.
Muito bacana a matéria. Emílio acho que seria legal algumas matérias serem em formato de video, se quiser posso te ajudar com isso pois tenho equipamento e como seu fã seria otimo ajuda-lo.
Quanto o veículo em si o Civic Si tem um design bem chamativo e é muito bem equipado. A sensação ao dirigir é de estar em um esportivo muito mais potente. Mesmo que os numeros percam para o supertrunfo golf gti ele satisfaz quem importa mais com a diversão do que cruzar 1/4 de milha em menos segundos...
Obrigado Gaetani. Estamos pensando nisso.
Um abraço