Novo Peugeot 208 não terá turbo, mas contará com elétrico

O novo Peugeot 208 deveria chegar agora ao mercado, mas devido a pandemia do coronavírus, a marca do leão decidiu postergar para frente. Ao que tudo indica, deverá chegar em setembro, ainda sem dia definido. E a novidade é que ele contará com versão elétrica e-GT, que servirá de consolo para ausência do motor turbo, que foi descartado para o mercado brasileiro. Importado da França, o e-GT será lançado aqui junto com a versão aspirada, que é produzida em El Palomar, na Argentina.

A Peugeot tem sido cautelosa com o novo 208. Ao contrário de marcas como Chevrolet, Volkswagen e Fiat que lançaram suas apostas para o ano, mesmo no período de isolamento, a francesa preferiu esperar. E fez certo. Por aqui, a marca não tem o mesmo cacife que as rivais, muito em função das pataquadas do passado, que mancharam o nome da marca.

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Assim, a fabricante espera que até setembro, o novo normal esteja mais amigável e permite um contato mais próximo com o modelo. Mas fato é que o novo 208 é um carro revolucionário, tanto que foi eleito como carro do ano, na Europa em 2019.

Com desenho que dispensa comentários, se o critério de escolha para o hatch fosse a beleza, Onix, Argo e Polo não teriam a menor chance de competir com ele. O pacote de conteúdos também impressiona, com direito a quadro de instrumentos 3D (iCockpit), bancos forrados em alcântara, teto solar panorâmico, partida sem chave, carregamento de celular por indução magnética e outros mimos que colocam o felino em condições de peitar seus rivais.

No entanto, a Peugeot venderá esse carro apenas com o motor 1.6 de 118 cv e 16,8 mkgf de torque, combinada com transmissão automática de seis marchas. Trata-se da unidade que já equipa a atual geração do hatch, assim como o SUV 2008. Ele não contará com novo motor 1.2 turbo e nem mesmo com o excelente THP 1.6 de 173 cv.

 

Nesse quesito, o leão tropeça antes de correr atrás de suas presas. Afinal, Onix e Polo já contam com motores 1.0 turbo e a Fiat prepara para em breve o lançamento da unidade Firefly 1.0 turbinada com 130 cv.

A marca não explica as razões para não trazer esse motor por agora. Uma suposição plausível seria o fato de a unidade 1.2 recolher mais IPI que um motor 1.0. Isso é fato. Outra possibilidade é que com a fusão entre PSA e FCA, a Peugeot teria um motorzinho turbo 1.0 feito em Betim e não precisaria importar o 1.2 da França ou gastar os tubos para racionalizá-lo na Argentina.

Mas seja como for, fato é que o 208 será o primeiro hatch compacto que terá derivação elétrica. A marca confirmou a chegada do e-GT, que terá unidade de 133 cv e 26,5 mkgf de torque e um 0 a 100 km/h feito em apenas 8,1 segundos. Tempo de carro esportivo mesmo.

 

 

Primeiras Impressões do novo Peugeot 208 com Emilio Camanzi:

 

 

Vídeo: Carros com Camanzi

 


 

Fotos: divulgação

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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