Desde a chegada do Volkswagen Polo, no segundo semestre de 2017, o segmento de hatches de entrada passou por um processo de evolução para o nicho dos compactos. Modelos que figuravam no agonizante segmento de populares, ganharam novos motores e equipamentos. Ou seja, eles se qualificaram para atender a um perfil de consumidor que hoje mira em modelos menores, mas bem mais recheados que os modelos de entrada, que só contam com dois representantes atualmente: Mobi e Kwid. E quem acaba de passar pelo banho de loja é o HB20.
A grande novidade do coreano é motor turbo 1.0 TGDI, com injeção direta de 120 cv e 17 mkgf de torque (disponível entre 1.500 e 3.500 rpm). Ele será utilizado com as versões mais refinadas, e combinado com transmissão automática de seis marchas. A unidades 1.0 e 1.6 aspiradas, seguem no catálogo. Inclusive, o motor 1600 passa a oferecer 130 cv, dois a mais que na carroceria antiga. A propulsor 1.0 aspirado, entrega 80 cv.
E por falar em carroceria, com tom de provocação com o rival da GM, a Hyundai garante que não manterá a carroceria antiga em linha, como acontece com o Onix, que manterá a versão Joy. O HB20 tem uma linha ampla, com preços que orbitam na faixa dos R$ 46 mil a até R$ 81 mil. A ideia da marca é atingir praticamente todas as faixas de preços dos compactos atuais, desde o Ka a até o caríssimo Virtus.
Mais qualificado, ele pode ser equipado com itens como partida sem chave, controle de tração, ESP, bolsas laterais, frenagem automática, monitor de faixa, ar-condicionado digital e demais itens, para realmente poder fazer frente a rivais como novo Onix, Polo e Yaris.
A grande questão é que há um escalonamento desses conteúdos. O HB20 tem nada menos que 10 versões no portfólio. Para se ter o pacote completo é preciso colocar a mão no bolso e investir nas versões acima dos R$ 75 mil. Elas lhe garantiram uma série de comodidades.
Entre eles estão: direção elétrica, borboleta no volante (exclusivo para o motor turbo), retrovisor com rebatimento elétrico, ajuste de altura do banco do motorista, manual sensor de ré, duas opções de multimídia, sendo que o módulo BlueMidia conta com CarPlay e Android Auto e câmera de ré. Ele ainda conta com duas portas USB, sendo que uma é exclusiva para carregamento rápido para celular, semelhante ao tempo de carregamento na tomada.
HB20S
Já o sedã tem uma linha mais enxuta, com sete versões. Ele também pode pode ser equipado com os três motores e as duas opções de transmissão. Seus preços vão de R$ 55.390 a R$ R$ 81.290
HB20X
Nas duas últimas semanas a Hyundai divulgou imagens oficiais do HB20 e do HB20S durante as apresentações de Corolla e Onix. Mas deixou para seu evento de lançamento a versão aventureira HB20X. Com versões entre R$ 63 mil e R$ 73 mil, ele só será equipado com motor 1.6 de 130 cv e opções de caixas manual ou automática.
Design
A Hyundai dedicou muito tempo de sua apresentação técnica para argumentar sobre o design do novo HB20. Desde que a primeira imagem oficial vazou, o modelo foi duramente criticado nas redes sociais. E para justificar as decisões de design do compacto, a fabricante trouxe do vice-presidente de estilo do Centro Global de Design do Grupo Hyundai Motor, Simon Loasby, que explicou que: “a proposta era fazer com que o carro fosse capaz de se destacar na multidão”.
GALERIA DE FOTOS
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
FIQUE PERTO DA GENTE:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50