A Ford revelou a segunda geração do Everest. O SUV derivado da Ranger, seguira o mesmo estilo visual da picape. A novidade é que o jipão irá desembarcar por aqui.
Vendido no mercado asiático e na Oceania, o novo Everest será fabricado na unidade de Pacheco, na Argentina, como aponta o Autos Segredos. O modelo utilizará a plataforma de picapes da Ford T6, que também deverá ser utilizada pela nova geração da alemã Amarok (que tem linha de montagem separada por uma cerca de arame, literalmente).
O jipão ganhou linhas mais musculosas, com direito a faróis que seguem a atual identidade visual da gama de picapes da marca, como na recém lançada Maverick. Com jeitão intimidador, o modelo ainda conta com rodas aro 21, para-lamas alargados e lanternas elevadas.
“Quando começamos a imaginar o Everest Next-Gen, começamos não no início, mas no fim: com nossos clientes”, disse Ian Foston, engenheiro-chefe de plataforma do Everest. “São pessoas que gostam de aventura, recreação e poder sair com a família e amigos. Quer estejam conquistando areia, pedras ou a vida na cidade, esses clientes apreciam a utilidade, capacidade e espaço de um SUV.”
De acordo com a Ford, no mercado australiano o Everest será equipado com motor V6 turbodiesel 3.0, combinado com transmissão automática de 10 marchas e tração 4×4. Ainda não se sabe se o mesmo motor será adotado na versão portenha, ou se manterá a linha atual de picapes. Por dentro, o SUV conta com quadro de instrumentos digital, um imenso multimídia vertical, ar-condicionado digital, assim como assistentes de condução.
Everest no Brasil
A vinda do Everest no mercado latino chega para ampliar as opções no inexpressivo segmento de utilitários derivados de picapes. Em 2021, dos quase 670 mil SUVs vendidos no Brasil, apenas 19 mil.
O Toyota SW4, que liderou o varejo, anotou 13,6 mil unidades, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Já o Chevrolet Trailblazer contabilizou 3.320 licenciamentos e o Mitsubishi Pajero Sport fecha o trio com 2.077 unidades.
O modelo deverá ser lançado por aqui em 2023. Se fosse lançado hoje, custaria entre R$ 280 mil e R$ 400 mil.
Fotos: Ford/Divulgação
Marcelo Jabulas é Jornalista.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas
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