Novo Defender estreia a partir de R$ 400 mil

A Land Rover acaba de lançar a nova geração do Defender no Brasil. O utilitário raiz, que surgiu em 1948, se modernizou, ganhou linhas mais suaves e um pacote farto de tecnologias, sem, no entanto, perder sua capacidade fora de estrada, como atestam seus executivos. E, junto com o banho de loja, vem a conta: R$ 400 mil (na versão de entrada).

Pois é, o jipão vendido apenas com a carroceria quatro portas será oferecido em três versões, S, SE e HSE, sendo que a mais cara salta para R$ 461.150. Mas, a marca tenta compensar a pedrada com um pacote que era ficção no velho Defender.

Ele conta com assistentes de condução como sensor de ponto cego, monitor de tráfego cruzado, ACC, sistema keyless, bancos em couro, ar-condicionado digital de três zonas, sistema de som Meridian (de 400W e 10 alto-falantes), câmera 360 graus, capô transparente (uma câmera frontal com gráfico do eixo exibe o terreno e obstáculos), bancos dianteiros elétricos, faróis Full LED, rodas aro 20, teto solar panorâmico, assim como opção de couro Windsor e faróis do tipo LED Matrix.

E se o consumidor quiser instalar a terceira fileira de bancos, é preciso desembolsar mais R$ 12.800. Nas demais versões são R$ 17.200. Mas não se trata apenas de parafusar dois bancos a mais no porta-malas. Junto com os assentos, também há a adição da terceira saída de ar-condicionado.

 

Motor e caixa do novo Defender

 

Debaixo do capô o Defender também se modernizou. O velho turbodiesel 2.5 deu lugar ao moderno Ingenium P300 turbo 2.0 de 300 cv e 40,8 kgmf de torque, associado a uma transmissão automática ZF de oito marchas e sistema de tração 4×4 (com diferencial central com travamento ativo), que garante o vigor de outrora para o jipão.

E para quem acha que a unidade pode refugar na trilha pesada, a marca informa que todo torque está disponível a partir de 1.500 rpm. Ou seja, é só relar no pedal e deixar que brutamontes inglês faça seu trabalho.

 

Off-road

 

O Defender é um carro de luxo, mas um jipão linha dura por essência. Sua altura livre do solo é de quase 30 cm, com 38 graus de ângulo de ataque e 40 graus de saída. Além disso, seus sistema de suspensão a ar pode elevar a altura em mais 145 mm. Para os iniciantes, o sistema Terrain Response 2 é capaz de ajustar os parâmetros de condução em terrenos acidentados automaticamente.

O Defender não é mais como era antigamente. Em todos os sentidos.


Fotos: divulgação

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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