Novo carro da F1 foi moldado na nuvem

Para desenvolver o novo monoposto que será utilizado na temporada 2022 da Fórmula 1, a categoria utilizou a tecnologia Computational Fluid Dynamics (CFD), que demandou 1.150 de núcleos de computação Amazon Web Service (AWS).

Isso significa que o emaranhado de processadores em nuvem foram capazes de simular mais de 550 milhões de pontos de dados. Ou seja, foi possível construir o carro e testar todas as variáveis de clima, piso, suspensão, motores, aerodinâmica e outros parâmetros que não podem ser ignorados na realidade.

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Segundo os projetistas foi possível corrigir deficiências como a perda de downforce quando os carros estão muito próximos. Atualmente um monoposto perde cerca de 50% do efeito solo quando está a cerca de 20 metros do carro da frente, devido a turbulência exercida pelo primeiro bólido.

Com as novas simulações foi possível reduzir a perda para apenas 15%. Ou seja, o carro se mantém estável mesmo com fluxo de ar irregular. “Usar a nuvem da AWS realmente removeu todas essas barreiras e nos permitiu executar o que queríamos, quando queríamos e como queríamos. Isso é algo que eu não teria acreditado ser possível antes de comprovar o poder da AWS, Esse é o futuro”, aponta o diretor técnico da Fórmula 1, Pat Symonds.

 


Foto: Fórmula 1/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


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Ver comentários (2)

  • Ficou lindo. É impressão minha, ou a traseira está com 1 grau negativo (além da dianteira com mais do que isso, é claro) ?
    Bela máquina!

    • Parece ser uma evolução da asa atual, que já tinha um apêndice negativo, mas prolongado até o chassi. O que chama atenção é o winglet dianteiro que ficou bem mais elevado.

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