Rival do Mercedes Classe E, nova geração do BMW Série 5 desembarca com versão 100% elétrica. Sedã tem 601 cavalos e mais tecnologia
A nova geração do BMW Série 5 será lançada no começo de março, primeiramente na versão 100% elétrica i5 M60. O modelo é o grande rival do Mercedes-Benz Classe E, que teve suas vendas iniciadas neste fevereiro. O Série 5 ganha, pela primeira vez, versão 100% elétrica.
Após o modelo EV, a BMW do Brasil planeja lançar a versão 530e, com trem de força híbrido. Produzido na fábrica do BMW Group em Dingolfing, na Alemanha, a nova geração do BMW Série 5 está mais dinâmica, tecnológica, e disponível na inédita versão 100% elétrica.
O BMW i5 M60 é equipado com dois motores que juntos rendem 601 cv de potência e até 820 Nm de torque. Com esses números, o sedã executivo elétrico acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos.
Nova Geração
A atual geração do BMW Série 5, lançada em 2024, apresenta mudanças significativas em seu design e funcionalidades. O sedã, posicionado entre os modelos Série 3 e Série 7, passa por uma adaptação crucial para incorporar a tecnologia elétrica, marcando uma nova era para o veículo.
Com um aumento de 9 cm em comprimento, atingindo 5,06 metros, e acréscimo de 3 cm em largura e altura (1,90 m e 1,515 m, respectivamente), a nova geração busca oferecer uma presença mais imponente e dinâmica. A distância entre eixos foi estendida em 2 cm, totalizando 2,995 metros, ajustando cada modelo para alcançar uma distribuição de peso equilibrada de aproximadamente 50-50.
- Teste do Novo Chevrolet Spin 2025
- Jeep Compass Blackhawk – Teste do Camanzi
- Fiat Titano Volcano 2025 – Boa pra Trabalho
O design renovado destaca-se com a inspiração na clássica grade dianteira da BMW, conhecida por suas “narinas de tubarão”, e os faróis de quatro elementos agora apresentam novas luzes diurnas verticais e sinalizadores de direção. A lateral exibe uma grade frontal verticalizada em contraste com o capô longo, enquanto as rodas variam de 19 a 21 polegadas. A “curva Hofmeister”, icônico detalhe das janelas, agora exibe o número “5” em relevo, e a traseira possui lanternas sutis em formato de “L” realçadas por uma faixa cromada.
Internamente, o cockpit do novo BMW Série 5 passa por uma revolução digital, com um número significativamente reduzido de botões e controles, priorizando a praticidade e modernidade. O volante redesenhado possui feedback tátil, e a novidade inclui a oferta padrão de um interior totalmente vegano, utilizando materiais alternativos ao couro.
Motores
No que diz respeito aos motores, a versão a combustão apresenta um novo motor de quatro cilindros turbo de 2.0 litros, combinado com um sistema híbrido leve de 48 volts, impulsionando os modelos 530i e 530i xDrive. A versão topo de linha, 540i xDrive, adota um motor turbo de seis cilindros em linha de 3.0 litros, proporcionando 375 cavalos, um aumento de 40 cavalos em relação à geração anterior. No mercado europeu, o BMW 5 Series oferece modelos adicionais, como o Sedan BMW 520i e BMW 520d Sedan.
A linha elétrica, representada pelo i5, inclui duas variantes: i5 eDrive40 e i5 M60 xDrive, ambas compartilhando uma bateria de 84,3 kWh. As potências diferem significativamente, com o i5 eDrive40 entregando aproximadamente 335 cavalos, enquanto o i5 M60 xDrive impressiona com 600 cavalos. A versão topo de linha, i5 M60, acelera de zero a 100 km/h em 3,8 segundos, com velocidade máxima limitada a 230 km/h.
Ambas as variantes oferecem uma variedade de modos de condução, incluindo o inovador “Max Range” no modo Efficient, visando maximizar a autonomia ao limitar potência e velocidade. Os alcances WLTP variam de 455 a 582 quilômetros, com a função MAX RANGE podendo estender essa capacidade em até 25%.
Mais conteúdo:
- Toyota vai destinar célula de hidrogênio para veículos comerciais
- Lançamento: Fastback Abarth: Melhor que o Irmão
- Renault Kardian chega em março de 2024 com proposta avançada
- ‘É impossível imaginar um mundo sem Jeep’, diz CEO Global
- Zema: carro elétrico vai destruir milhões de empregos no Brasil