Agora foi a vez da Toyota de fazer mais um lançamento em nosso mercado: os novos Etios, modelo 2017. Mas, não fique achando que eles são diferentes por fora. As grandes novidades estão embaixo do capô e no interior. Começa pelos novos motores 1,3 e 1,5 litro, agora produzidos na nova planta da fábrica em Porto Feliz, São Paulo; novo câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro em todos os modelos; direção elétrica, suspensão e isolamento acústico melhorados; além de mais equipamentos de série e novas padronagens internas. E um brinde à segurança: agora todas as versões são equipadas com o cinto de três pontos e apoio de cabeça no meio do banco traseiro, além dos pontos Isofix para fixação de cadeirinhas de criança.
Os novos motores flex, que continuam com cabeçote e bloco em alumínio, duplo comando de válvulas variável e 16 válvulas, ganharam em potência e torque. O 1,3 litro agora tem 88 cavalos e 12,3 kgfm com gasolina e 98 cv e 12,8 kgfm com etanol, um ganho de 8 cavalos de potência e 9% de torque em relação ao anterior. Já o 1,5 litro, agora entrega 102 cavalos e 14,0 kgfm com gasolina e 107 cavalos e 14,4 kgfm com etanol, um incremento de 11% no torque e 11 cavalos na potência. Outra boa novidade é que, com os novos injetores dotados de sistema de pré-aquecimento, dispensaram o antiquado tanque auxiliar de gasolina para a partida a frio. Segundo a Toyota, ficaram mais econômicos e, claro, incrementaram o desempenho.
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Na transmissão, agora o câmbio manual é de seis marchas, com nova relação de diferencial mais longa, para privilegiar a economia, e a Toyota também disponibiliza um automático para todas as versões. Apesar de vir com um software que identifica a maneira do motorista dirigir, é antiquado, com apenas quatro marchas, o que acaba penalizando o desempenho e o consumo.
Novos equipamentos de série, também fazem parte das novidades. A versão de entrada X, por exemplo, tem de série computador de bordo; banco traseiro com encosto rebatível; direção elétrica; ar-condicionado; abertura interna do porta-malas; vidros dianteiros, traseiros e travas elétricas.
A versão XS adiciona sistema de áudio com Bluetooth; controle automático de velocidade (com câmbio automático); volante multifuncional; bancos com tecido em duas cores; alto falantes e tweeters.
A XLS tem todos os equipamentos da XS mais rodas em liga leve de 15 polegadas; sistema de áudio com tela sensível ao toque que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; volante revestido em couro; retrovisores externos com indicadores de direção integrados e acabamento dos bancos em couro sintético.
Já a versão Cross, disponível apenas com a carroceria hatch, tem rodas em liga com desenho exclusivo; costura diferenciada nos bancos.
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Os novos modelos estarão à venda a partir do dia 28 deste mês.
Modelo | Versão | Preço público sugerido |
Toyota Etios hatchback 2017 | X 1.3 16V manual | R$ 43.990,00 |
X 1.3 16V automático | R$ 47.490,00* | |
XS 1.5 16V manual | R$ 48.995,00 | |
XS 1.5 16V automático | R$ 52.495,00 | |
XLS 1.5 16V manual | R$ 53.895,00 | |
XLS 1.5 16V automático | R$ 57.395,00 | |
Cross 1.5 16V manual | R$ 57.395,00 | |
Cross 1.5 16V automático | R$ 60.895,00 | |
Toyota Etios sedã 2017 | X 1.5 16V manual | R$ 48.495,00 |
X 1.5 16V automático | R$ 51.995,00 | |
XS 1.5 16V manual | R$ 51.695,00 | |
XS 1.5 16V automático | R$ 55.195,00 | |
XLS 1.5 16V manual | R$ 56.795,00 | |
XLS 1.5 16V automático | R$ 60.295,00 |
Fotos: divulgação Toyota
Ver comentários (6)
Ao menos o câmbio não é do tipo automatizado.
Há anos esse motor dual vvti é vendido la fora. Há quase 10 anos alugamos um Yaris 1.3 dual-vvti com 99cv a gasolina. Por aqui demorou a chegar e ainda chegou com menos potência e aliado a uma caixa antiquada... A Toyota realmente continua com a soberba neste país...
Venho sugerir não chamar um carro como esse de NOVO etios. Se o carro foi lançado em 2012, só pq o motor passou a ser fabricado aqui,ele é novo? Não. É o etios 2017. Ponto.
Emílio, as montadoras nos deprezam mesmo. Câmbio automático de 4 marchas, hoje em dia? Tás brincando, pois existem os de 6, de 7, de 8, de 9 e até de 10 marchas... De resto, o motor 1.5 da Toyota parece continuar inferior ao da Honda: 107 contra 115 cv. É uma boa diferença. O conjunto câmbio automático e motor também, pois o do Honda, CVT, simula 6 marchas... Hehehe, por isso mesmo, e também por causa do design, não troco o meu City pelo Etios nem que a vaca tussa!
Só uma perguntinha: este carro é vendido em mercados mais exigentes como Europa. EUA ou Japão ??? Tenho a impressão de que a Toyota nos vê como terceiro mundo mesmo e este Etios é a prova disto. Que carro horrível, apesar de ter uma mecânica competente.
Caro Geraldo, o Etios é um modelo compacto desenvolvido pela Toyota especialmente para os mercados emergentes. Foi apresentado sob a forma de protótipo em 6 de janeiro de 2010 no Salão do Automóvel da Índia e sob forma final de produção em 1 de dezembro de 2010 no mesmo país.
No Brasil, o Etios foi lançado no mercado em setembro de 2012.
Um abraço