Novidades, mas só debaixo do capô

Novidades, mas só debaixo do capô

18.etios2017 (2657 x 1771)

Agora foi a vez da Toyota de fazer mais um lançamento em nosso mercado: os novos Etios, modelo 2017. Mas, não fique achando que eles são diferentes por fora. As grandes novidades estão embaixo do capô e no interior. Começa pelos novos motores 1,3 e 1,5 litro, agora produzidos na nova planta da fábrica em Porto Feliz, São Paulo; novo câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro em todos os modelos; direção elétrica, suspensão e isolamento acústico melhorados; além de mais equipamentos de série e novas padronagens internas. E um brinde à segurança: agora todas as versões são equipadas com o cinto de três pontos e apoio de cabeça no meio do banco traseiro, além dos pontos Isofix para fixação de cadeirinhas de criança.

Os novos motores flex, que continuam com cabeçote e bloco em alumínio, duplo comando de válvulas variável e 16 válvulas, ganharam em potência e torque. O 1,3 litro agora tem 88 cavalos e 12,3 kgfm com gasolina e 98 cv e 12,8 kgfm com etanol, um ganho de 8 cavalos de potência e 9% de torque em relação ao anterior. Já o 1,5 litro, agora entrega 102 cavalos e 14,0 kgfm com gasolina e 107 cavalos e 14,4 kgfm com etanol, um incremento de 11% no torque e 11 cavalos na potência. Outra boa novidade é que, com os novos injetores dotados de sistema de pré-aquecimento, dispensaram o antiquado tanque auxiliar de gasolina para a partida a frio. Segundo a Toyota, ficaram mais econômicos e, claro, incrementaram o desempenho.

[su_slider source=”media: 4694,4693,4691,4692″ link=”image” target=”blank” title=”no”]

Na transmissão, agora o câmbio manual é de seis marchas, com nova relação de diferencial mais longa, para privilegiar a economia, e a Toyota também disponibiliza um automático para todas as versões. Apesar de vir com um software que identifica a maneira do motorista dirigir, é antiquado, com apenas quatro marchas, o que acaba penalizando o desempenho e o consumo.

Novos equipamentos de série, também fazem parte das novidades. A versão de entrada X, por exemplo, tem de série computador de bordo; banco traseiro com encosto rebatível; direção elétrica; ar-condicionado; abertura interna do porta-malas; vidros dianteiros, traseiros e travas elétricas.

A versão XS adiciona sistema de áudio com Bluetooth; controle automático de velocidade (com câmbio automático); volante multifuncional; bancos com tecido em duas cores; alto falantes e tweeters.

A XLS tem todos os equipamentos da XS mais rodas em liga leve de 15 polegadas; sistema de áudio com tela sensível ao toque que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; volante revestido em couro; retrovisores externos com indicadores de direção integrados e acabamento dos bancos em couro sintético.

Já a versão Cross, disponível apenas com a carroceria hatch, tem rodas em liga com desenho exclusivo; costura diferenciada nos bancos.

[su_slider source=”media: 4695,4705,4696,4697,4698,4700,4701,4702″ link=”image” target=”blank” title=”no”]

 

Os novos modelos estarão à venda a partir do dia 28 deste mês.

 

Modelo Versão Preço público sugerido
Toyota Etios

hatchback 2017

X 1.3 16V manual R$ 43.990,00
X 1.3 16V automático R$ 47.490,00*
XS 1.5 16V manual R$ 48.995,00
XS 1.5 16V automático R$ 52.495,00
XLS 1.5 16V manual R$ 53.895,00
XLS 1.5 16V automático R$ 57.395,00
Cross 1.5 16V manual R$ 57.395,00
Cross 1.5 16V automático R$ 60.895,00
Toyota Etios

sedã 2017

X 1.5 16V manual R$ 48.495,00
X 1.5 16V automático R$ 51.995,00
XS 1.5 16V manual R$ 51.695,00
XS 1.5 16V automático R$ 55.195,00
XLS 1.5 16V manual R$ 56.795,00
XLS 1.5 16V automático R$ 60.295,00

 

Fotos: divulgação Toyota

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

6 thoughts on “Novidades, mas só debaixo do capô

  1. Há anos esse motor dual vvti é vendido la fora. Há quase 10 anos alugamos um Yaris 1.3 dual-vvti com 99cv a gasolina. Por aqui demorou a chegar e ainda chegou com menos potência e aliado a uma caixa antiquada… A Toyota realmente continua com a soberba neste país…

  2. Venho sugerir não chamar um carro como esse de NOVO etios. Se o carro foi lançado em 2012, só pq o motor passou a ser fabricado aqui,ele é novo? Não. É o etios 2017. Ponto.

  3. Emílio, as montadoras nos deprezam mesmo. Câmbio automático de 4 marchas, hoje em dia? Tás brincando, pois existem os de 6, de 7, de 8, de 9 e até de 10 marchas… De resto, o motor 1.5 da Toyota parece continuar inferior ao da Honda: 107 contra 115 cv. É uma boa diferença. O conjunto câmbio automático e motor também, pois o do Honda, CVT, simula 6 marchas… Hehehe, por isso mesmo, e também por causa do design, não troco o meu City pelo Etios nem que a vaca tussa!

  4. Só uma perguntinha: este carro é vendido em mercados mais exigentes como Europa. EUA ou Japão ??? Tenho a impressão de que a Toyota nos vê como terceiro mundo mesmo e este Etios é a prova disto. Que carro horrível, apesar de ter uma mecânica competente.

    1. Caro Geraldo, o Etios é um modelo compacto desenvolvido pela Toyota especialmente para os mercados emergentes. Foi apresentado sob a forma de protótipo em 6 de janeiro de 2010 no Salão do Automóvel da Índia e sob forma final de produção em 1 de dezembro de 2010 no mesmo país.
      No Brasil, o Etios foi lançado no mercado em setembro de 2012.
      Um abraço

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: