A 11ª temporada da Fórmula E, a Fórmula 1 dos carros 100% elétricos, inicia-se trazendo transformações significativas em tecnologia, estratégia e competição. A abertura do campeonato acontece em São Paulo, amanhã, dia 7 de dezembro, quando o circuito de rua do Anhembi será palco para a estreia do inovador carro da categoria, o Gen3 Evo, além de uma série de mudanças nas regras, equipes e pilotos.
Tecnologia de Ponta: Gen3 Evo
O Gen3 Evo é o carro mais rápido da história da Fórmula E, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 1,82 segundo e chegar aos 200 km/h, limite eletrônico para não drenar a bateria rapidamente.. Eles têm 300 kW de potência, o equivalente a 407 cv, que podem chegar a 350 kW no modo ataque, o que corresponde a 476 cv.
O modo de ataque na Fórmula E é uma função que permite aos pilotos ativar uma potência extra por um tempo limitado ao passar por uma área específica da pista. O piloto pode ativar a função duas vezes durante a corrida, sendo que pelo menos uma ativação é obrigatória.Este desempenho é alcançado graças à introdução da tração integral e melhorias aerodinâmicas, além dos novos pneus Hankook iON que oferecem até 10% mais aderência. A tecnologia de tração integral pode ser ativada durante duelos de qualificação, largadas e no Modo Ataque, proporcionando maior controle e velocidade aos pilotos. Além disso, o carro é projetado com frenagem regenerativa de 600 kW, que contribui significativamente para a eficiência energética durante as corridas.
Mudanças nas Regras e Estrutura das Corridas
A temporada 2024/25 da Fórmula E também traz alterações nas regras, incluindo a introdução do Pit Boost, uma parada estratégica de 30 segundos no pit-lane que oferece uma recarga adicional de potência em um carregador de 600 kWh (a título de comparação, os carregadores ultra rápidos de veículos comuns tem 150 kWh). Esta inovação promete adicionar uma nova dimensão estratégica às corridas. São aproximadamente 10% de carga em 30 segundos.
A introdução do Pit Boost se deve ao fato de que os carros fazem a corrida com apenas 60% da bateria, de forma que as equipes devem fazer o cálculo com a regeneração de energia nas frenagens para que consigam chegar até o final do circuito. Mas na etapa do Brasil essa parada está sendo feita somente para testes.
Além disso, os treinos livres foram estendidos para 40 minutos, dando mais tempo de pista para as equipes ajustarem seus carros. No caso de uma rodada dupla, com uma prova no sábado e outra no domingo, há a adição de uma terceira atividade na abertura do último dia.
Calendário e Rodadas Duplas
Com 16 etapas em 10 locais diferentes, o calendário da temporada inclui o retorno do eP de Miami, em Homestead, e a estreia no Circuito de Jedá Corniche, na Arábia Saudita. As seis rodadas duplas, programadas para locais icônicos como Mônaco e Tóquio, prometem intensificar a competição. A temporada se encerra em Londres, no final de julho de 2025, após uma série de corridas que testarão a adaptabilidade e estratégia das equipes. O eP de São Paulo marca o início da temporada, com uma expectativa de trazer um espetáculo eletrizante para os fãs.
Reestruturação de Equipes e Pilotos
O mercado de pilotos passou por uma agitação significativa, resultando em mudanças em sete das 11 equipes. A Porsche mantém seus campeões, Pascal Wehrlein e António Félix da Costa, enquanto a Andretti traz Nico Müller para substituir Norman Nato, buscando melhorar seu desempenho após uma temporada desafiadora. DS Penske aposta em Maximilian Günther, enquanto a Jaguar continua com Mitch Evans e Nick Cassidy, tentando corrigir os erros estratégicos que os afastaram do título na última temporada.
A Kiro, anteriormente ERT, adotou o trem de força da Porsche e agora compete sob a bandeira dos Estados Unidos, após sua aquisição por um fundo de investimentos norte-americano. A Lola Yamaha, que substituiu a ABT Cupra, agora desenvolve seus próprios trens de força após a dissolução do acordo com a Mahindra.
Nissan: Inovações e Parcerias
A Nissan se destaca com uma série de novidades e parcerias estratégicas. A equipe apresenta uma nova dupla de pilotos, Oliver Rowland e Norman Nato, ambos experientes e com histórico de sucesso na categoria. Sérgio Sette Câmara assume o papel de piloto de testes, trazendo sua experiência para o desenvolvimento contínuo do carro Nissan e-4ORCE 05 GEN3 EVO. Este modelo, com tração integral e uma nova pintura que destaca as flores de cerejeira, simboliza a identidade japonesa da equipe.
A Nissan firmou parcerias estratégicas com a Petromin Corporation, focando na mobilidade elétrica, e a Marelli, trazendo inovação tecnológica. A nova sede da equipe em Paris oferece uma infraestrutura moderna para otimizar o desenvolvimento dos carros. A Reflo se tornou a parceira oficial de uniformes, enquanto a Coral continua a apoiar a sustentabilidade da equipe, ajudando a reduzir a pegada de carbono. A equipe também assinou um acordo com a Dynisma Ltd. para fornecer um novo simulador de corrida personalizado, aumentando a capacidade de teste e desenvolvimento.
Corrida de Abertura em São Paulo
A corrida inaugural no Anhembi promete ser um espetáculo, com a presença de 22 pilotos de classe mundial. O evento começou hoje, 6 de dezembro com treinos, culminando no treino classificatório e corrida principal no dia 7, às 14 horas. Ingressos estão disponíveis, inclusive opções solidárias que beneficiam a fundação Voice of the Oceans. Os espectadores podem esperar uma competição acirrada e cheia de emoção, inaugurando a temporada de 2025 com inovação e velocidade. As equipes passaram os últimos meses ajustando seus carros e estratégias, e a corrida em São Paulo será o primeiro grande teste para os novos desenvolvimentos e parcerias.
Veja também:
- Prêmio UOL Carros 2024: Confira os Vencedores
- Volkswagen Polo Lidera Vendas de Novembro
- GAC Motors Investe em Parcerias no Brasil para Desenvolver Motores Híbridos Flex