Motoristas têm nova CNH a partir de 1º de junho: documento tem novo visual e mais dispositivos de segurança. Conheça a novidade
Quem renovar ou tirar a primeira habilitação a partir desta quarta-feira (01) terá uma novidade em mãos. É que entra em vigor a nova CNH, a Carteira Nacional de Habilitação. A mudança foi implementada por meio da Resolução 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no final de 2021. O documento segue em papel moeda, mas tem novo layout e dispositivos d segurança.
A Nova CNH ficou mais “verde-amarela” e exibe um quadro com os tipos de veículos que o motorista é autorizado a conduzir. Além disso, agora o usuário poderá utilizar o nome social ou filiação afetiva, se assim permitir. Essa medida aumenta a inclusão de pessoas LGTB e também novas composições familiares.
LEIA TAMBÉM:
Aston Martin DBX707 é confirmado para o Brasil
Caoa Chery fecha fábrica para ser 100% eletrificada no Brasil
Novo Chevrolet Equinox 2022 em Dose Dupla
A habilitação ganhou um código internacional, o mesmo utilizado nos passaportes. Isso vai permitir ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. A CNH ainda exibe informações em inglês e espanhol, o que facilita o uso em outros países. Essa última mudança foi feita aos 45 do segundo tempo! Originalmente seriam utilizados os idiomas inglês e francês, o que foi alterado pela Deliberação 259 do Contran.
No novo modelo, os motoristas com permissão para dirigir serão identificados com a letra “P” no canto superior direito, enquanto aqueles que já possuem a CNH definitiva, serão identificados com a letra “D”. No documento constará, em campo específico e de forma codificada, se o condutor exerce atividade remunerada e se possui restrições médicas.
O documento também apresenta padrões de segurança contra falsificações, como o mapa do Brasil impresso com tinta de variação óptica, com DNA (elemento rastreável) da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Entre os it
Nova CNH: preciso trocar a minha?
A adoção da nova CNH não é obrigatória. O documento será implementado de forma gradual para novas habilitações, na medida em que os condutores venham a renovar ou emitir a segunda via do documento. Assim, quem tem o modelo atual não precisa correr: o documento segue válido conforme impresso.
Além disso, os prazos para renovação não foram alterados. Assim é possível ter a validade de 10, 5 ou 3 anos, de acordo com a idade do motorista ou decisão do médico ao fazer o exame de renovação.
A nova CNH terá um QR Code e poderá ser expedido nos formatos físico, digital ou ambos. Esse recurso já é atualmente disponível através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Fique pertinho da gente: