Brasileiro só em novembro
Estava tudo certo para que o lançamento oficial do A3 Sedan feito em São José dos Pinhais, no Paraná, na fábrica que a Audi divide com a Volkswagen, fosse neste mês de outubro. Mas, tudo acabou sendo adiado e a data, apesar do carro já estar sendo produzido, ainda não foi confirmada. Dizem que estão esperando acabar o estoque dos importados para depois soltar os brasileiros. E isso não vai acontecer antes do mês que vem.
Mas isso é bom ou ruim? Bem, depende do que você quer. O preço do brasileiro, claro, ainda não está definido. Porém, sabe-se que, apesar do dólar nas alturas (lembre-se que o carro, apesar de feito aqui, terá muita coisa importada), a versão Attraction, a mais barata, deverá custar abaixo dos 100 mil reais. O bom é que o motor 1.4 turbo, com injeção direta, ao ser retrabalhado para virar flex, teve a potência aumentada de 122 para 150 cavalos, números iguais tanto para gasolina como para etanol. Legal, pois o desempenho deve melhorar. E esse motor também será usado no Q3 e no Golf.
Só que nem tudo são rosas. Para segurar o preço, a versão brasileira perdeu o moderno câmbio robotizado de dupla embreagem S tronic com 7 marchas, para dar lugar a um mais antigo Tiptronic automático com conversor de torque e 6 velocidades. E não é só. A suspensão traseira não é mais independente do tipo multilink. Agora, tem um eixo de torção, uma arquitetura igual à de um Gol por exemplo, conhecida como inter-independente. Claro que para continuar se enquadrando nessa filosofia, apesar dessa versão de entrada já ser considerada um compacto Premium, também não tem bancos de couro, GPS ou sensores de chuva e crepuscular. E nem volante multifuncional com borboletas para troca de marchas. Pelo menos, algumas coisas boas vão ficar: faróis de xenônio, sistema start/stop, 7 airbags (incluindo o de joelhos) e freio de estacionamento elétrico.
De qualquer maneira, as importadas que ainda restam e também com versões abaixo de 100 mil, apesar de terem menos potência, são uma tentação pela maior tecnologia do câmbio e da suspensão traseira.
Fotos: divulgação Audi
Ver comentários (2)
Emílio será que você consegue convencer a Audi a deixar você fazer um teste comparativo dos dois?
Bernardo, acho muito difícil, mas não vou deixar de tentar. Abs.