A Volkswagen apresentou o Nivus, seu utilitário compacto global, com carroceria estilo cupê. O modelo chega para se posicionar na base da gama de SUVs da marca alemã. Devido às medidas de restrições em função da pandemia do coronavírus Covid-19, a apresentação acorreu via Internet. Uma apresentação mundial, já que o Nivus, projetado aqui na América do Sul, também será produzido e vendido na Europa no ano que vem.
Apesar de ter sido revelado agora, o Nivus só chegará às lojas em julho. Até o fim do ano o carro produzido aqui chegará à Argentina e o restante da América Latina, inclusive o México no primeiro semestre de 2021. Isso porque a VW retomou suas atividades fabris há poucos dias. E a produção do modelo, em São Bernardo do Campo (SP) só terá início na segunda quinzena de junho. E como não tem carro no pátio, a marca ainda não fechou os preços.
Entretanto, executivos deixam claro que seus valores se posicionarão entre os preços praticados no Polo e no T-Cross. Assim, podemos esperar valores entre R$ 85 mil e R$ 115 mil. No entanto, a marca deixa claro que deverá definir os valores nos próximos dias, quando começa o período de pré-venda, que terá inclusive opção de compra online.
Mas, o que é certo é que o modelo será vendido apenas com motor 1.0 turbo de 128 cv e 20 kgfm de torque, combinado com transmissão automática de seis marchas. Diferentemente do T-Cross, que além dessa opção, tem também com motor 1.4 de 150 cv. Ao que tudo indica nesse primeiro momento a marca manterá o Nivus com uma linha bem mais enxuta, que poderá se ramificar de acordo com as exigências do mercado.
Conteúdos
O Nivus tem como cereja do bolo o sistema multimídia VW Play, que foi desenvolvido no Brasil e, como a marca sugere, faz dele um smartcar. Isso porque o sistema agrega aplicativos como iFood, Waze, assim como ferramentas de estacionamento, pedágio e até mesmo loja de livros por áudio.
No entanto, o modelo ainda conta com quadro de instrumentos digital, ar-condicionado digital com saídas para assentos traseiros, partida sem chave, frenagem de emergência e controle de cruzeiro adaptativo, que garantem um recheio sofisticado ao jipinho.
Visual do Nivus
O Nivus foi totalmente desenvolvido pelo time de engenharia brasileiro e tem o desenho assinado por José Carlos Pavone, que chefia o departamento de estilo por aqui. Não é exagero dizer que se trata do VW mais bonito dos últimos anos, muito mais atraente que T-Cross, Polo e Virtus.
O modelo compartilha a mesma plataforma modular MQB dos irmãos, e tem medidas um pouco maiores que as do T-Cross, devido ao maior balanço traseiro. Foi necessário esticar um pouco a traseira em função da cadência da coluna C, que dá o estilo cupê ao modelo. São 4,26 metros de comprimento, 2,56 metros de entre-eixos e 1,49 metro de altura.
Fotos: divulgação Volkswagen
Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
Fique pertinho da gente:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50
Ver comentários (3)
Gostei bastante, também acho o mais bonito da linha, mas poderia ter a opção de motor 1.4.
Lindo!!!!.
Achei feio. É o resultado da mania brasileira de fazer um puxadinho pra aproveitar a parede do vizinho. Com o tempo, aparecem os vazamentos e defeitos de fabricação.