Durma com essa, Fastback! Nivus é 5 estrelas no Latin NCAP

SUV Coupé da Volkswagen foi aprovado em crash teste do Latin NCAP. Nivus é o principal alvo do novo Fastback

No dia seguinte ao lançamento do Fiat Fastback 2023, o inédito SUV Coupé da marca italiana, seu principal rival colocou um trunfo poderoso na mesa. O Volkswagen Nivus acaba de ser aprovado no teste de impacto do Latin NCAP, provando que segurança seu ponto forte. Durma com essa, Fastback!

Em resultado revelado nesta quinta (15), o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) atestou cinco estrelas para o Nivus no teste de impacto. O SUV derivado do Polo conseguiu 92,47% em Proteção de Ocupantes Adultos, 91,57% em Proteção de Ocupantes Crianças, 48,74% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 84,95% em Assistência à Segurança.

O Volkswagen Nivus avaliado é equipado com seis airbags (frontais, laterais de corpo e laterais de cabeça) e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série. O Fiat Fastback, por sua vez, conta com apenas quatro bolsas infláveis.

O Volks foi avaliado no  impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) de cidade e alta velocidade, Assistentes de Velocidade e ESC. Mais de 50% do volume de vendas do Nivus na América Latina são equipados com AEB.

“Todo o equipamento padrão e avaliado mostrou um bom desempenho, permitindo que o Nivus alcançasse as cinco estrelas. Esperava-se que a Proteção de Pedestres apresentasse melhores resultados e que estivesse disponível o AEB para Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas. A Detecção de ponto cego (BSD), Sistemas de Suporte de Pista (LSS) e Detecção de Borda de Estrada (RED) também poderiam ajudar a alcançar uma pontuação mais alta”, afirma o comunicado da entidade.

WR-V decepciona

Por outro lado, o finado  Honda WR-V, fabricado no Brasil, decepcionou com apenas 1 estrela. O pseudo-SUV testado tinha  dois airbags frontais e ESC padrão e teve  41,03% na Proteção de Ocupantes Adultos, 40,66% na Proteção de Ocupantes Crianças, 58,82% na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 48,84% na Assistência à Segurança.

O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical, proteção de pedestres e ESC. A falta de airbags laterais de cortina padrão limitou a pontuação e melhor desempenho na Proteção de Ocupantes Adultos. Além disso, o Latin NCAP afirma que os cintos de segurança não atendem aos requisitos para conformidade com a UN ou FMVSS. “A falta do interruptor de desativação do airbag do passageiro explica a baixa pontuação para a Proteção de Ocupantes Crianças. A proteção passiva de pedestres foi boa e o desempenho do ESC também foi aceitável”.

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