Z Proto, o sucessor do 370Z
Esportivos japoneses foram fundamentais para a expansão das marcas nipônicas nos mercados norte-americano e europeu. O Nissan Z é um deles. O 240Z chegou aos Estados Unidos no início dos anos 1970 e caiu no gosto dos norte-americanos, que se viram órfãos dos muscle-cars, sacrificados pela crise do petróleo. Agora, a marca apresenta o Z Proto, a nova geração do Z que, pela segunda vez, retorna ao modelo original para buscar inspiração.
O novo Z repete a mesma receita do 350Z que, em 2003, estreou com uma releitura do modelo original para superar o bem sucedido 300ZX. Agora, o Proto bebe novamente mesma fonte.
O Z Proto mantém as linhas principais das duas últimas gerações do esportivo, com carroceria fastback, janelas espia triangulares e grade retangular. No entanto, os executivos da marca deixam claro que o carro incorpora elementos de diferentes gerações.
Debaixo da casca do Z Proto
Sob o capô, o Novo Z adota um V6 biturbo e transmissão manual de seis marchas. A Nissan não revela os números de potência e torque, mas, ao que tudo indica, é uma versão mais suave da unidade do GT-R “Godzilla”.
Por dentro, o novo Z mantém sua pegada esportiva, com direito a console elevado, acentuado pela transmissão manual, relógios analógicos destacados e bancos envolventes. Ao mesmo tempo, o carro chega à contemporaneidade com quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas e um generoso multimídia.
Histórico
O Nissan Z foi o porta-bandeira da marca japonesa nos Estados Unidos, mercado onde o esportivo acumula mais de 1,5 milhão de unidades vendidas em 50 anos. Trata-se de um número que a Ford F-Series faz em um ano. Mas, se tratando de um esportivo importado, é um desempenho expressivo.
A primeira geração, a S30, foi lançada em 1969. Com capô longo, traseira fastback curta e faróis redondos, o carro tinha clara referência aos modelos europeus, o que o diferenciava dos grandalhões norte-americanos.
No Japão, onde era vendido como Fairlady Z, ele utilizava o mesmo motor 2.0 de 130 cv do Skyline. Para os Estados Unidos, ele ganhou uma unidade seis cilindros 2.4 de 151 cv, que contavam com carburadores Hitachi. Nos EUA, foi batizado de 240Z, em referência à capacidade volumétrica do motor.
Segunda geração
A segunda geração chegou em 1978, com direito a versão T-Top (com painéis do teto destacáveis, como no Pontiac Firebird). O motor 2.4 deu lugar a uma unidade 2.8 turbo, que fez com que o carro fosse rebatizado com 280ZX.
O novo motor deu mais fôlego ao esportivo japonês, que entregava 180 cv e 27 mkgf de torque. Para atender ao mercado americano, o modelo também passou a ser equipado com transmissão automática de três marchas, além da unidade manual de cinco velocidades.
O desempenho do esportivo impressionava diante dos letárgicos e estrangulados Camaro e Pontiac. O 280ZX foi eleito Carro Importado do Ano pela revista Motor Trend’s de 1979.
V6
Mas, a vida do 280ZX não seria fácil. Seus conterrâneos também tinham seus esportivos. A Toyota fazia sucesso com o Celica Supra, assim como a Mazda com o RX-7. Assim, em 1984 a Nissan lançou a terceira geração que se passou a chamar 300ZX.
O motor seis cilindros em linha deu lugar a uma unidade V6 3.0 com versão aspirada e turbo. A primeira entregava 160 cv enquanto a opção com sobrealimentação entregava 200 cv.
Z32
Uma das versões mais famosas do Z foi apresentada em 1989. Ela manteve o nome de 300ZX, mas com muito mais potência e visual que se tornou clássico.
Seus faróis protegidos por uma bolha se tornaram marca registrada dessa geração, assim como o teto T-Top. Um detalhe interessante é que essa geração teve duas opções de carroceria, uma com dois lugares e outra 2+2, que exigiu o deslocamento do bocal do tanque de combustível. Ele também teve versão conversível, com teto de tecido.
Sob o capô, o V6 3.0 recebeu um par de turbinas Garrett, que elevaram a potência para generosos 300 cv e 38,4 mkgf de torque. Números que garantiam aceleração de 0 a 100 km/h em 5 segundos e velocidade máxima de 249 km/h.
Essa geração ficou em linha até 2000 e até hoje é uma das mais populares do do Z.
350Z
Depois de dois anos fora de linha, a Nissan compensou com o 350Z. Com o Skyline GT-R descontinuado, esse carro assumiu como esportivo da marca, com versões cupê e roadster.
Com estilo que remetia à primeira geração, o 350Z abria mão do V6 biturbo por outro V6 aspirado 3.5, que entregava 291 cv e 37 mkgf de torque. Ele poderia ser equipado com transmissão automática de cinco marchas ou manual de seis velocidades.
Ele foi sucedido em 2009 pelo 370Z, que era uma evolução de seu estilo. Nessa geração o V6 teve deslocamento ampliado para 3.7 litros e potência subiu para 337 cv. O torque por sua vez caiu para 36,5 mkgf, mas não comprometeu o desempenho do esportivo.
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