Mustang Mach 1 e seu legado

Em 2021 a Ford vai trazer pro Brasil o novo Mustang Mach 1, como edição limitada. Então eles convidaram a gente pra contar a história do Mach 1, essa versão icônica do muscle car.

Se liga:

 

 

“A gente já comentou no nosso site e no YouTube que a Ford vai trazer uns modelos interessantes pro Brasil.

E hoje estamos aqui do lado dessa máquina pra falar um pouco mais pra vocês do icônico Mustang Mach 1 que, sim, vai fazer parte da garagem de alguns sortudos por aqui.

Ele ainda não chegou, então esse aqui é só pra gente fazer fita e ter um gostinho.

Aqui no Brasil o Mustang fez sua estreia oficial somente em 2018 e, como já tinha aqui fãs de longa data, de lá pra cá já tem mais de 1.600 unidades vendidas. Com o sucesso desse muscle car por aqui, a Ford resolveu trazer essa famosa versão também.

Com um dos nomes mais marcantes da história automotiva, a edição limitada do Mach 1 2021 homenageia o modelo de 1969.

Quando estreou, o Mach 1 utilizava a suspensão da versão GT, mas tinha desempenho e dinâmica aprimorados. Ele se destacava em estilo e por entregar esportividade de um jeito mais acessível, pra quem não podia ter as versões Shelby e Boss, com o motor V8 Windsor de 5.7 litros de 250 cavalos, acoplado a um câmbio manual de três marchas.

Daí foi um longo caminho acelerando na história do Mustang. Em 1970 ganhou algumas novidades visuais e o motor foi substituído por um 5.8 de 300 cavalos.

Em 1971, além de ficar mais comprido e largo que o original, o Mach 1 ganhou suspensão de competição e mais opções de motores, incluindo os V8 Cobra Jet e Cobra Jet Ram Air de 7 litros com 370 e 375 cavalos respectivamente, mas que foram abandonados em ’72.

Em 1974, passou novamente por grandes mudanças, sendo redesenhado pela primeira vez como um hatchback e, por causa da crise energética de 1973, foi o único a não contar com um V8, mas com um V6 de 106 cavalos sob o capô. Essa geração do Mach 1 foi produzida durante cinco anos e, para aprimorar a dirigibilidade, oferecia o kit opcional de suspensão “Suspension Rallye”.

A produção da segunda geração do Mustang foi encerrada em ’78 e, em 2003, ele retornou, assim como a esperada versão Mach 1, também como edição limitada inicialmente. Ele juntava um design clássico dos anos 70 com elementos e mecânica modernos, com seu V8 4.6 de 300 cavalos e um 0 a 100 de 5,2 segundos. Sua suspensão exclusiva, com freios a disco dianteiros Brembo maiores, aprimorou o desempenho na pista e o sucesso foi tanto que a produção foi estendida, passando de 6.500 a 16.000 unidades.

E 17 anos depois, o Munstang Mach 1 está de volta fiel à sua herança. Segundo a Ford, ele retorna para ser o Mustang 5.0 com melhor desempenho na pista de todos os tempos, trazendo mais uma vez um design mágico e ampliando o seu legado de performance.

Agora é esperar a Ford chamar a gente pra curtir essa máquina quando ela chegar. Gostaram de saber um pouquinho mais da história desse modelo? Conta pra gente!

Um abraço, tchau”!

 


*Parceria com a Ford

Texto e apresentação: Camila e Emilio Camanzi

Imagens: divulgação Ford

Edição: Camila Camanzi


 

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