Molhado, escorrega…

Ao atravessar um trecho alagado, deve-se tomar cuidado ao voltar a utilizar o freio. É que a água acaba entrando nos tambores de freio e molhando as lonas, o que faz o conjunto perder eficiência, pois o líquido acaba lubrificando as superfícies, que acabam “escorregando”. Caso seu carro tenha freios a disco, o problema é bem menor, pois esse sistema permite uma limpeza muito mais rápida das superfícies de atrito (disco e pastilhas).

Lembre-se, porém, que normalmente os sistemas são mistos (discos nas rodas dianteiras e tambor nas traseiras) e, para ter a eficiência total do sistema, pode-se usar um pequeno “truque”: andando em baixa velocidade, de preferência em primeira marcha, pise levemente no freio, fazendo as pastilhas encostarem nos discos e as lonas nos tambores. Com o atrito e o natural aumento da temperatura, eles irão secar rapidamente. Caso os freios sejam a tambor nas quatro rodas, esse procedimento é essencial para que voltem a funcionar, normalmente, o mais rápido possível.

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Fotos: Carros com Camanzi

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