A Mitsubishi apresentou durante o Salão do Automóvel das Filipinas o DST Concept, que, apesar do nome polêmico para brasileiros, é o protótipo que antecipa seu novo SUV de sete lugares. O modelo, que chegará ao mercado em 2025, representa uma estratégia da marca para ampliar sua presença no segmento de SUVs médios em mercados emergentes.
Design Exterior
Seguindo a filosofia “Gravitas & Dynamism”, o DST Concept apresenta um design arrojado. Na dianteira, destaca-se o conjunto óptico em dois níveis, com faróis full-LED e uma grade integrada ao para-choque com pintura contrastante. As laterais exibem arcos de roda proeminentes, teto flutuante com área envidraçada em preto e um interessante detalhe em forma de escamas na coluna C. A traseira é caracterizada por lanternas que se projetam horizontalmente e verticalmente, complementadas por um spoiler bipartido e para-choque protuberante.
Interior
O painel de instrumentos e a central multimídia são integrados em uma única tela panorâmica, controlada por um comando giratório no console central. O volante multifuncional de dois raios e a alavanca de câmbio com design diferenciado complementam o visual futurista. O acabamento mescla couro bordô, elementos em preto brilhante e aço escovado, com iluminação ambiente em LED percorrendo toda a cabine.
Os passageiros da segunda fileira contam com saídas de ar-condicionado dedicadas e mesas retráteis nos encostos dos bancos dianteiros. A terceira fileira promete oferecer espaço adequado, embora os detalhes específicos sobre o espaço interno ainda não tenham sido divulgados.
Plataforma e Dimensões
Baseado na plataforma do XForce, o DST deverá crescer significativamente em relação ao seu irmão menor. Enquanto o XForce mede 4.390 mm de comprimento, 1.810 mm de largura e 1.660 mm de altura, com entre-eixos de 2.650 mm, espera-se que o DST alcance aproximadamente 4.550 mm de comprimento, mantendo a altura livre do solo de 22 centímetros para preservar sua capacidade off-road leve.
Tecnologia e Capacidades
Embora seja oferecido apenas com tração dianteira, o veículo contará com um seletor de modos de condução que inclui as opções Normal, Escorregadio, Lama, Cascalho e Terra, demonstrando preocupação com versatilidade em diferentes condições de piso. A motorização ainda não foi confirmada, mas especula-se que será mais potente que o atual 1.5 aspirado de 105 cv do XForce, considerando a necessidade de transportar sete ocupantes com desenvoltura.
Posicionamento de Mercado
O DST será posicionado estrategicamente abaixo do Outlander, visando competir diretamente com modelos como o Hyundai Alcazar/Grand Creta. Inicialmente focado no mercado asiático, existe a possibilidade de expansão para outras regiões, incluindo a América Latina, onde o segmento de SUVs médios de sete lugares tem apresentado crescimento significativo.
Perspectivas e Lançamento
A versão de produção está prevista para ser revelada em 2025, com vendas iniciando possivelmente no ano seguinte. A Mitsubishi ainda não confirmou o nome definitivo do modelo, mas é provável que seja alterado para evitar possíveis interpretações inadequadas em diferentes mercados.
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